SP Escola de Teatro ganha mais prestígio internacional com publicação de artigo sobre seu Sistema Pedagógico

Publicado em: 05/08/2016 |

Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. Foto: Murilo Bomfim

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco ganha, cada vez mais, reconhecimento internacional. O projeto pedagógico, desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) para a Escola, foi explicado para o mundo em um artigo acadêmico escrito pelo diretor executivo Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, coordenador do Curso Regular de Direção, para a edição de junho da renomada revista britânica Theatre, Dance and Performance Training, do grupo Taylor & Francis.

O periódico, que costuma cobrar para publicar os artigos, convidou Cabral e Vázquez para descrever minuciosamente o funcionamento da Escola. O texto, intitulado “A Brazilian pedagogical project for the teaching of the arts in the twenty-first century” (“Um projeto pedagógico brasileiro para o ensino de artes no século 21”), acaba de ser disponibilizado para download gratuito

Em uma conversa com Cabral, Simon Murray, professor emérito da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e coeditor da publicação, disse que espera que o artigo, “escrito de forma tão articulada e apaixonada, seja difundido da maneira mais ampla possível”.

Ponte aérea

Desde o começo de 2016, a metodologia de ensino inovadora está em processo de exportação para a Universidade das Artes de Estocolmo (UniArts), na Suécia, e para a Academia de Teatro de Helsinque, na Finlândia.

A instituição sueca, por exemplo, já criou vários projetos inspirados no Sistema Pedagógico, como um grande programa de artes destinado ao estímulo de criação de público jovem, totalmente formulado a partir dos conceitos de trabalho colaborativo, modular e em projetos, aos moldes dos Experimentos.

A finlandesa, por sua vez, implantou alguns pilares da Escola, como a pedagogia de Paulo Freire, em seu departamento de Direção, e estuda aplicar outros princípios da metodologia.

Leia aqui artigo completo. Conheça melhor o Sistema Pedagógico da SP Escola de Teatro

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli