É amanhã! SP Escola de Teatro convida todas e todos para o lançamento do livro Frestas Poéticas, no dia 23 de fevereiro

Publicado em: 22/02/2023 |

Na próxima quinta-feira, 23,  às 19h, a SP Escola de Teatro promove em sua sede da Praça Roosevelt o lançamento do livro Frestas Poéticas, idealizado por Fernanda Amaral, coordenadora e criadora da Cia Dança Sem Fronteiras.

A publicação, editada pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), gestora responsável da SP Escola de Teatro, integra o selo Lucias, braço editorial da Adaap, e faz parte do projeto Frestas Poéticas — Cartografias do Corpo Diverso no Urbano, contemplado em 2022 pela 31ª edição do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Este edital fomentou durante 10 meses a pesquisa promovida pelo grupo e a criação de 12 ações performáticas, oito vídeo danças e uma exposição, além de ações educacionais de oficina, jams de dança, residência coreográfica e da circulação do espetáculo Ciranda de Retina e Cristalino, o qual fez temporada na SP Escola de Teatro em 2022.

Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Marcio Aquiles publicam artigos em inglês sobre a SP Escola de Teatro no prestigiado The Theatre Times

O lançamento da obra é uma comemoração dos 12 anos da companhia que começou quando a bailarina Fernanda Amaral retornou ao Brasil em 2010, depois de mais de duas décadas na Europa e nas Américas desenvolvendo trabalho com uma série de ações de investigação e pesquisa sobre a diversidade e as habilidades mistas na dança.

Acolhendo a diversidade e enfatizando o potencial dos participantes com o foco na criatividade e igualdade, o grupo promove a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos e amplia os horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos, questionando fórmulas e preconceitos sobre dança, deficiência e profissionalismo.

A edição é dividida em três partes e conta com textos de Fernanda Amaral em todas, falando sobre o surgimento da companhia, o processo de criação e a metodologia utilizada nas diferentes atividades. Para falar especificamente sobre o tema de cada uma das partes, foram escolhidos parceiros que têm uma relação forte com o trabalho da Dança sem Fronteiras.

Leo Moreira Sá, estudante egresso da SP Escola de Teatro, concorre ao Prêmio Shell 2023, pelo coletivo CATS; confira a entrevista!

O diretor executivo da SP Escola de Teatro Ivam Cabral escreveu sobre os pressupostos da acessibilidade; a performer, educadora e artista multimídia Sarah Ferreira discorre sobre os trabalhos de vídeo dança; e o artista, pesquisador e educador Robson Ferreira, aborda o trabalho educativo do grupo.

“A Fernanda Amaral já é nossa parceira desde a fundação da SP Escola de Teatro. Aqui já realizou cursos e residências artísticas. E o mais bacana, que o leitor dessa nossa nova edição publicada pelo selo Lucias poderá notar, é a similaridade de nossos projetos artísticos e pedagógicos. Assim como nós, a Dança sem Fronteiras compartilha da proposição da acessibilidade ao invés da inclusão, porque promover acessos garante autonomia enquanto o conceito de inclusão é restrito e impositivo”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da Adaap e da SP Escola de Teatro.

Fernanda Amaral possui 30 anos de experiência em dança e teatro e tem vários títulos e prêmios internacionais na área, como Bonnie Bird 2009 pelo Centro Laban em Londres, Arts Council, Lisa Ulman, entre outros. Em 1993 fundou a companhia de Dança-Teatro Patuá Dance, no País de Gales, que trabalhava com a comunidade criando performances de dança e dança-teatro. Nela realizou inúmeras apresentações em festivais europeus, na televisão, no Brasil e na Europa. Em 2005, criou o Patuá DanceAbility, com bailarinos com e sem deficiência realizando residências e espetáculos no Reino Unido.

Lançamento do livro Frestas Poéticas
Quando: 23/02/2023, quinta-feira
Onde: Hall de entrada da SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt

Livro: “Frestas Poéticas”.
Idealização e textos: Fernanda Amaral.
Textos: Ivam Cabral, Sarah Ferreira e Robson Lourenço.
ISBN: 978-65-84800-03-8.
Edição: Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).
Preço: Distribuição gratuita.
Coordenação Editorial | Selo Lucias – Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles.
Direção geral e curadoria do projeto – Ivam Cabral.
Produção Geral: Jota Rafaelli (Movicena Produções).
Produção executiva: Rafael Petri.
Edição dos textos: Julia Dantas.
Revisão – Rodrigo Luiz P. Vianna.
Projeto Gráfico – Estúdio Pavio (Lídia Ganhito e Beatriz Fiel)

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024