SP Escola de Teatro abre seleção para 8 cursos gratuitos do 1º semestre de 2019

Publicado em: 28/09/2018 |

ATUALIZADO – 04/10/2018: Devido à grande procura, a comissão pedagógica da SP Escola de Teatro deliberou a inclusão de quatro vagas para curso de Atuação no Processo Seletivo 01/2019. Assim, o referido curso passa a compor o edital de seleção para o primeiro semestre do próximo ano.

Entre os dias 1º de outubro e 5 de novembro, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebe inscrições para o Processo Seletivo das turmas que se iniciam no primeiro semestre de 2019. Ao todo, são 74 vagas para oito cursos de formação profissionalizante, oferecidos gratuitamente: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Os interessados na seleção devem se inscrever através do site institutomais.org.br.

>> Confira o edital atualizado do Processo Seletivo 1/2019

Um dos principais centros de formação em Artes Cênicas do Brasil, a SP Escola de Teatro é referência na área, com seu modelo de ensino replicado em países como Finlândia e Suécia. As aulas acontecem nas sedes Brás e Roosevelt da instituição, de segunda a sexta-feira, em turmas de manhã e à tarde.

Podem concorrer às vagas candidatos de todo o Brasil, maiores de 18 anos (completados até janeiro de 2019) e com ensino médio completo. O Processo Seletivo também é aberto a estrangeiros com passaporte e situação legal no País. A Instituição destina 20% das vagas de cada um dos cursos regulares com inscrições abertas a pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas.

>> Tire suas dúvidas sobre os cursos regulares da SP Escola de Teatro
>> Conheça mais sobre cada um dos oito cursos regulares da Instituição

As inscrições para a seleção custam R$ 60. Estudantes regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, em curso pré-vestibular ou em curso superior (graduação ou pós-graduação) e que comprovem receber menos de dois salários mínimos ou estar desempregados pagam R$ 30.

Ficam isentas da taxa pessoas que tenham cursado o ensino fundamental ou os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou na rede privada como bolsista integral. A isenção também é concedida a doadores de sangue – conforme o projeto Escola Vermelha, criado pela SP Escola de Teatro em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo.

CALENDÁRIO
A seleção para os cursos regulares da SP Escola de Teatro é composta por duas etapas: uma entrevista presencial com os coordenadores e formadores dos cursos, agendada entre 13 e 23 de novembro (em locais e horários divulgados no dia 9 do mesmo mês); e uma redação, realizada no dia 24 de novembro.

Os candidatos aprovados na primeira fase da seleção seguem para uma segunda etapa de avaliação, entre os dias 6 e 17 de dezembro, em locais e horários a serem informados no edital de convocação. Nesse momento, são realizadas atividades coletivas e/ou individuais.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado em 20 de dezembro, a partir das 17h, nas recepções da SP Escola de Teatro e nos sites www.spescoladeteatro.org.br e www.institutomais.org.br. As matrículas dos aprovados serão feitas de 22 a 24 de janeiro, pela internet.

PEDAGOGIA
A SP Escola de Teatro recebe anualmente 400 pessoas nos oito cursos regulares, através de dois Processos Seletivos semestrais. A pedagogia aplicada pela instituição é criada a partir de uma educação não hierárquica e modular, na qual formadores e aprendizes constroem juntos o aprendizado.

A base teórica da Escola une o fundamento de autonomia do estudo, lançado pelo educador Paulo Freire, com a ideia de contribuição do espaço geográfico na formação e da educação interdisciplinar, pensamentos teorizados pelo geógrafo Milton Santos e pelo físico Fritjof Capra, respectivamente. Essa metodologia levou a instituição a receber o Prêmio Shell de Teatro 2016 na categoria Inovação.

O grupo de ensino da SP Escola de Teatro é formado por renomados e premiados artistas brasileiros. Com direção de Ivam Cabral e coordenação pedagógica de Joaquim Gama, os cursos regulares são coordenados por Hugo Possolo (Atuação), JC Serroni (Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco), Rodolfo García Vázquez (Direção), Marici Salomão (Dramaturgia), Raul Barretto (Humor), Guilherme Bonfanti (Iluminação) e Raul Teixeira (Sonoplastia).

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro