SP Escola de Teatro abre Curso de Extensão sobre a prática do Bufão

Publicado em: 05/10/2016

Buphônico!
 
Presente nas cortes desde a Idade Média, o Bufão é um personagem querido… pelo menos por quem escapa de suas críticas. Também conhecido como bobo da corte, ele evoca o teatro popular e aponta, de forma cômica, os vícios da sociedade.
 
É este o personagem tratado em “Humor no circo: Bufão”, Curso de Extensão oferecido pela SP Escola de Teatro, com orientação de Beth Lopes.
 
O objetivo da oficina é introduzir as origens e a prática do Bufão. A primeira pergunta é: quem é esta figura? O jogo dos bufões envolve todo tipo de riso e seu corpo deformado é usado para blasfemar a mediocridade humana.
 
O curso é voltado para atores, estudantes, dramaturgos, diretores e interessados em teatro cômico e popular. As inscrições estão abertas até segunda-feira, 10 de outubro, e devem ser feitas pelo site da Escola. A seleção se dará por análise de currículo e carta de interesse.
 
As aulas ocorrem na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, de 18 de outubro a 23 de novembro (terça a sexta-feira, das 19h às 22h). Assim como todos os cursos da Instituição, “Humor no circo: Bufão” é gratuito.
 
Beth Lopes é professora doutora da Graduação e da Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da USP e trabalha como vice-diretora do Teatro da USP. Pesquisadora, desenvolve estudos sobre corporeidades, bufonaria, memória e performance.
 
Serviço
Curso de Extensão “Humor no circo: Bufão”
Aulas de 3ª a 6ª, das 19h às 22h, de 18 de outubro a 23 de novembro, na sede Roosevelt da Escola

Gratuito e voltado para interessados em teatro cômico e popular 




Relacionadas:

Notícias | 17/ 01/ 2022

10ª Edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade de travestis e transexuais ocorre a partir do dia 23 de janeiro, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 01/ 2022

Oficina de HQ abre temporada 2022 da Extensão Cultural da SP; confira como foi!

SAIBA MAIS

Notícias | 14/ 01/ 2022

Agenda Cultural: as melhores dicas para o seu fim de semana!

SAIBA MAIS