SP Dramaturgias recebe o texto “Política da Editora”, de Eduardo Aleixo Monteiro

Publicado em: 31/03/2016 |

Um escritor está constantemente preocupado com o próprio texto, e não é diferente com Eduardo Aleixo Monteiro. Aprendiz do Curso Regular de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, ele pensa sobre seus escritos há mais de dez anos.

Foi em 2005 que ele escreveu o conto “Um Poeta e seu Primeiro Livro”, que abordava as inquietações do escritor em relação ao texto. “Em 2015, o assunto ainda me incomodava”, diz Monteiro, que, a partir desta inquietação, criou a peça “Política da Editora”, próximo trabalho a ganhar leitura dramática no SP Dramaturgias.

“Política da Editora” mostra um triângulo profissional formado pelo Escritor, pelo Editor e pela Revisora. Enquanto o Escritor almeja uma primeira publicação, ele descobre que o caminho para ela não é tão simples assim. A situação evidencia os dispositivos de poder que estão nas relações entre arte e mercado.

A peça recebeu menção honrosa no Programa Nascente, da Universidade de São Paulo, venceu o Concurso de Jovens Dramaturgos do SESC e levou o segundo lugar no Prêmio Martins Pena, da UBE. Segundo Monteiro, o texto deve ser montado em breve pela Casa Brasileira de Dramaturgia, companhia de teatro da qual é integrante.

Para o aprendiz, que também fez Cursos da Extensão na SP Escola de Teatro, acredita que as aulas e a atmosfera da praça Roosevelt coloboram para sua escrita. “Tenho visto perspectivas sempre novas que repercutem decisivamente nos meus textos”, afirma.

Coordenação: Marici Salomão e Alessandro Toller
Orientação: Cecilia Bilanski
Direção: Miriele Alvarenga
Elenco: Ana Melquiades, Anderson Claudir e Caio Franco