EN | ES

SP Dramaturgias recebe o texto “Política da Editora”, de Eduardo Aleixo Monteiro

Publicado em: 31/03/2016 |

Um escritor está constantemente preocupado com o próprio texto, e não é diferente com Eduardo Aleixo Monteiro. Aprendiz do Curso Regular de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, ele pensa sobre seus escritos há mais de dez anos. 
 
Foi em 2005 que ele escreveu o conto “Um Poeta e seu Primeiro Livro”, que abordava as inquietações do escritor em relação ao texto. “Em 2015, o assunto ainda me incomodava”, diz Monteiro, que, a partir desta inquietação, criou a peça “Política da Editora”, próximo trabalho a ganhar leitura dramática no SP Dramaturgias.
 
“Política da Editora” mostra um triângulo profissional formado pelo Escritor, pelo Editor e pela Revisora. Enquanto o Escritor almeja uma primeira publicação, ele descobre que o caminho para ela não é tão simples assim. A situação evidencia os dispositivos de poder que estão nas relações entre arte e mercado.
 
A peça recebeu menção honrosa no Programa Nascente, da Universidade de São Paulo, venceu o Concurso de Jovens Dramaturgos do SESC e levou o segundo lugar no Prêmio Martins Pena, da UBE. Segundo Monteiro, o texto deve ser montado em breve pela Casa Brasileira de Dramaturgia, companhia de teatro da qual é integrante.
 
Para o aprendiz, que também fez Cursos da Extensão na SP Escola de Teatro, acredita que as aulas e a atmosfera da praça Roosevelt coloboram para sua escrita. “Tenho visto perspectivas sempre novas que repercutem decisivamente nos meus textos”, afirma.
 
Ficha técnica
Coordenação: Marici Salomão e Alessandro Toller
Orientação: Cecilia Bilanski
Direção: Miriele Alvarenga
Elenco: Ana Melquiades, Anderson Claudir e Caio Franco 
Assistência de direção: Daniela Veiga
Sonoplastia: Renato Navarro
Operação de som: Dora Florêncio
Fotografia: Patricia Mattos
Iluminação: Rodrigo Damas
 
Serviço
“Política da Editora” – SP Dramaturgias
5 de abril, terça-feira, 20h
Sala R1 – SP Escola de Teatro. Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600

Grátis e aberto ao público 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS