SP Dramaturgias: Monólogo Coral

Publicado em: 29/08/2012 |

Semestre novo, vida nova. Mas, algumas coisas permanecem as mesmas (ainda bem!). Uma delas é o projeto SP Dramaturgias, série de leituras dramáticas de textos inéditos de autores nacionais (aprendizes ou não), que acontece quinzenalmente, às terças-feiras, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

E ontem (28) foi a vez da leitura de “O Fim da História – Monólogo Coral”, de autoria do ex-aprendiz Tadeu Renato, que completou os quatro módulos do curso de Dramaturgia. Em cena, as aprendizes de Atuação Ana Carolina Marinho, Mariana Brum e Renata Konsso, que deram voz à história de um acidente envolvendo uma mulher e um mendigo e os devaneios da primeira a partir do atropelamento do segundo.

Depois da leitura, que durou aproximadamente 20 minutos, a plateia pôde fazer perguntas ao dramaturgo e às aprendizes. Questionado sobre se o acidente foi o fator crucial para o desenrolar dos diálogos e devaneios da mulher, Tadeu respondeu: “Não necessariamente. O acidente foi a gota d’água. Antes de ele acontecer, ela já havia perdido alguns laços: marido, emprego, o gato, que fugiu”, diz o autor.

E sobre o fato de classificar sua peça como “monólogo coral”, Tadeu explicou: “A escolha de três atrizes para contar a história foi para formar um coro, com a possibilidade de ocorrer deslocamentos do sujeito que está contando a história. A própria mulher se transforma, ora dialogando com os médicos que atenderam o mendigo, ora dialogando com a mãe, com a filha”.

O projeto volta no dia 11 de setembro, às 19h30, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. A entrada é franca e aberta ao público.

SP Dramaturgias
Leituras dramáticas e análises de textos teatrais inéditos (aos dramaturgos interessados em participar, aprendizes ou não da Escola, enviar seu texto para [email protected]).

Supervisão geral: Marici Salomão e Ivam Cabral

Coordenação: Jucca Rodrigues

Comissão de Seleção de Textos: Jucca Rodrigues e Marici Salomão

Coordenação Executiva: Gustavo Minghetti.

Texto: Majô Levenstein