EN | ES

Soltando a Voz com Madalena Bernardes

Publicado em: 09/05/2011 |

Explorar noções de voz, oralidade, fala e performance no âmbito do trabalho teatral é a tarefa de Madalena Bernardes, formadora convidada do curso de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. 

 

Madalena é formada em Música (composição) pela Universidade de Campinas (Unicamp) e em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Mais tarde, a compositora completa seus estudos com aulas de canto lírico, popular e contemporâneo, além de piano 

 

Em 1985, a cantora recebe bolsa de estudo para ir à Holanda, com a cantora Nelly Van Der Speck (canto lírico) e, em 1987, para ir à Alemanha, com Thomas Adams (terapia vocal), ambas concedidas  pela sociedade Antroposófica Alemã.

 

A “artista da voz” tem trabalhado no Brasil e na Europa como professora, diretora, intérprete e compositora, desde 1982. Há 15 anos, Madalena é solista e compositora para a Companhia de Ópera do maestro Carlos Santos e, paralelamente, apresenta seus próprios espetáculos em festivais de vanguarda de diversos países. 

 

A escola Voz em Movimento é fruto da aplicação de estudos e experiências artísticas da cantora. Nomes como Regina Duarte, Caco Ciocler, José Celso Martinez Correa, Tony Ramos, Christiane Torloni e Raul Barretto, coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro, estão na lista de artistas que fizeram parte dessa iniciativa. 

 

Madalena possui, também, trabalhos feitos para a televisão, tendo em seu currículo a direção e formação dos artistas participantes dos programas Fama 3 e 4, apresentados pela Rede Globo de Televisão, em 2004 e 2005, respectivamente.

 

Na posição de formadora, ministrando o Componente Voz Performática, a intérprete diz que, para conferir um bom curso, é necessário observar as necessidades diretas do grupo em questão e objetivar os tópicos. “Sou mais útil na medida em que presto serviço ao que o outro necessita”, finaliza Madalena.