Soltando a Voz

Publicado em: 11/06/2012 |

A voz é elemento fundamental dos dois novos cursos de Extensão Cultural, oferecidos pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com início no mês de julho. São eles: “Dublagem: Conteúdo e Estratégias II” e “A Fala na Cena”, cujas inscrições abrem hoje (11).

O primeiro tem Herbert Richers Jr. como orientador, e pretende transmitir aos participantes técnicas de narração, voice over, dublagem para produções latinas e orientais, além de exercícios e técnicas de aperfeiçoamento. Atores e dubladores que queiram se aperfeiçoar em dublagem e narração poderão se inscrever até 24 de junho. É necessário ter experiência comprovada em dublagem.

As aulas serão ministradas de 3 de julho a 2 de agosto, às terças, quartas e quintas, das 9h às 13h. Do início até o dia 20 de julho, o Estúdio YB, localizado na Rua Purpurina, 434, Vila Madalena, sedia os encontros. O restante das aulas acontecerá na sede da Praça Roosevelt da SP Escola de Teatro.

Herbert Richers Jr. é diretor artístico da Herbert Richers S/A. Nasceu praticamente dentro de um estúdio cinematográfico e cresceu assistindo aos atores Grande Otelo, Golias, Ankito, Dercy Gonçalves e Zé Trindade nos sets de filmagens. Cursou Teatro na Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (Fefierj) e já foi aluno de Sérgio Britto, Amir Haddad, Yan Michalski, Barbara Heliodora, Gloria Beuttenmüller e Nelly Laport.

Em seu currículo, constam a produção e direção de centenas de comerciais de televisão. Ainda na TV, dublou Joe Kennedy, na série “Os Kennedys”, e atuou na novela “Insensato Coração”, no seriado “O Divã” e na série “Força Tarefa”, da TV Globo. Ainda como ator, trabalha atualmente em “As Brasileiras”, da mesma emissora.

A Fala na Cena
Facilitar o desenvolvimento da técnica vocal na rotina da encenação teatral é a missão de “A Fala na Cena”, orientado por Eudosia A. Quinteiro. Destinado a estudantes das artes cênicas em geral, o curso fica com inscrições abertas até 24 de junho. As aulas serão ministradas de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, na sede da Praça Roosevelt da Escola, de 3 a 27 de julho.

Eudosia, que no ano passado ministrou o curso de Extensão Cultural “A Voz na Atuação Cênica”, também na Instituição, é licenciada em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Arte da Academia Paulista de Música, bacharel em Canto pela mesma instituição, bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

A orientadora é, ainda, Professora de Oratória e autora de dez publicações sobre Fala e Estética da Voz, consultora de Telemarketing e Comunicação Empresarial, assessora em Rádio e Televisão e Media Training, além de roteirista e diretora vocal de espetáculos teatrais.

Para se inscrever nos cursos de Extensão Cultural, clique aqui e preencha a ficha com seus dados. O sistema de seleção é composto por análise do currículo e carta de interesse. Os aprovados receberão a ficha de matrícula por e-mail. Boa sorte!

Texto: Felipe Del