EN | ES

Solta o Som, Andrea!

Publicado em: 23/03/2012 |

Com imenso orgulho, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco sempre publica, aqui no Portal, matérias sobre os primeiros passos dos aprendizes fora da Escola. Desta vez, a protagonista é Andrea Fu, aprendiz de Sonoplastia do Módulo Azul. 

 

Chamada para operar o som de “Ivan e os Cachorros”, peça escrita por Hattie Naylor e encenada por Fernando Villar, Andrea encarou um desafio e tanto, como diz o próprio diretor. “Andrea Fu chegou com a dificílima empreitada de substituir o artista criador, músico e compositor da trilha, Gregory Silvar (também artista convidado do curso de Sonoplastia da Escola), que operava com seus equipamentos precisos e as tecnologias de ponta que ele conhece e pratica super bem, há tempos.”

 

No entanto, bastaram três ensaios para que a jovem aprendiz mostrasse todo o seu potencial. “No segundo dia de apresentação do espetáculo, ela já tinha pego o jeito e não cometeu nenhum erro. Achei impressionante, porque a sonoplastia da peça é crucial, decisiva e cheia de nuances. É necessária uma experiência grande com montagens, que ela não tem, mas soube otimizar o tempo e responder tão profissionalmente”, ressalta Villar.

 

 

A História

 

O espetáculo retrata a Rússia dos anos 1990, destruída pela miséria durante a decadência econômica do socialismo vigente na época. Ivan, personagem que dá título à obra, já adulto, conta tudo o que passou, desde sua infância, quando, aos quatro anos, fugiu de casa – devido à violência do padrasto – para viver nas ruas de Moscou. Foi, então, que descobriu seu lugar entre os cães. A história é baseada em fatos reais.

 

A versão brasileira da peça tem Eduardo Mossri no papel de Ivan, único ator no palco. Os cachorros com que a personagem interage são criados por meio de iluminação, efeitos sonoros, composições musicais e projeções multimídia. No entanto, o diferencial não está na forma como os animais aparecem, mas sim pelas mãos de quem eles surgem: do próprio ator.

 

“Como espectador, acho que o resultado é interessante, instigante e tem um bom ritmo. Acho que essa equipe conseguiu um resultado muito redondo, muito completo, coeso e inspirador, todos se complementando”, comemora Villar.

 

 

O Convite

 

Silvar foi chamado pelo próprio diretor para criar a trilha sonora da peça. “Gregory foi a primeira pessoa em quem pensei na hora de montar a equipe de sonoplastia. Já tinha visto e ouvido vários trabalhos dele que me impressionaram bastante pela qualidade e inventividade”. 

 

O encenador ainda revelou que o sonoplasta é um artista que ele aprendeu a respeitar e admirar pela sua obra. “Ele operando é um show à parte, em qualquer apresentação; e nesta peça não foi diferente”, ressalta.

 

Já a estreia de Andrea nos bastidores da montagem foi no Festival Internacional de Teatro de Brasília, em 2011. “Eu assisti à peça no 15º Cultura Inglesa Festival, em 2010. Por não poder acompanhar as viagens do grupo até Brasília, Gregory pediu uma indicação ao operador de luz, alguém que já conhecesse o espetáculo, e, assim, fui convidada”, conta a aprendiz.

 

Para Villar, Andrea não só cumpriu com excelência a sua função, como, também, mostra outras qualidades. “Ela resolveu problemas de projeção e formatação de arquivos; além disso, mexeu com Dropbox e PowerPoint, resolvendo questões técnicas. Enfim, foi uma excelente parceira.”

 

 

Conexão Rússia-Brasil

 

Segundo o diretor da peça, embora a história se passe na Rússia, é possível traçar um paralelo com o Brasil, o que facilita a identificação. “Uma triste relação de uma triste realidade dividida por Moscou, Rio, Londres e tantas cidades do mundo.”

 

“Uma criança desamparada nas ruas já é uma tragédia. E temos no planeta, atualmente, cem milhões de pessoas que vivem nas ruas, segundo a Unesco. Na época do Ivan nas ruas, meados dos anos 1990, eram 20.000 crianças nas ruas de Moscou”, completa Villar.

 

 

Curiosidades 

 

“Ivan and the Dogs”, no original, estreou como rádio teatro na BBC 4, em novembro de 2009. No ano seguinte, venceu o Tinniswood Radio Drama, premiação dada a melhor montagem de rádio teatro, realizada em Londres, Inglaterra.

Ainda em 2010, estreou, quase simultaneamente, em Nova York e São Paulo. A apresentação na capital paulista foi a primeira realizada na América Latina. A peça, que foi recomendada pela Veja SP, esteve em cartaz em diversos outros países, dentre eles Alemanha, Holanda e Geórgia.

 

 

Serviço

“Ivan e os Cachorros”

Onde: Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros

Rua Deputado Lacerda Franco, 333 – Pinheiros

Quando: Sábados e domingos, às 20h30. Até 1ª de abril.

Tel.: (11) 3095-4466

Ingresso: R$20*

*R$8 para aprendizes da SP Escola de Teatro (mediante apresentação da carteirinha)

 

 

Texto: Jéssika Lopes