Sobre o Dia do Humorista

Publicado em: 12/04/2013 |

Por Raul Barretto*, especial para o portal da SP Escola de Teatro

Pra começo de conversa, ou de escrita, eu, por princípio e por escolha, ODEIO, pra não dizer ¨ODÍO¨, os dias de ou do ou da, e até mesmo dos e das, pais e mães inclusos. Estes, os piores, pensados quase que exclusivamente pelo e para o puro comércio. E como funciona! Tanto que sempre compro o presentinho… E agora me pedem um texto sobre o Dia do Humorista!!??

Vou inventar o Dia de mandar todos os dias À MERDA!  Eu nem sabia que esse dia, o do humorista, existia.  Já me bastava a confusão entre o Dia do Circo e Dia do Teatro, ambos dia 27 de março. Pra piorar, a data do dia do circo foi escolhida por ser o dia de nascimento do palhaço Piolim, ou seja, este deveria ser o Dia do Palhaço, que é 10 de dezembro. E além do Dia do Teatro tem o Dia do Ator.

Realmente, vamos ter de adotar um novo calendário, já que 365 dias serão poucos para dar conta das infindáveis categorias a serem contempladas com seus dias específicos. Ainda mais porque eles inventam dias dos sinônimos! Pode pesquisar: deve com certeza existir o dia do Comediante, o dia do Piadista, vão inventar o dia do Stand Up e da VideoCassetada. Não dá.

Decidi: não vou falar do Dia do Humorista! Ufa.. Me livrei. Até porque ainda não entendemos os limites e as diferenças entre comediantes, humoristas, palhaços, clowns, arlequins, mímicos, repentistas, contadores de piada, bonecos, macacos, hienas. Desejo apenas um bom dia eterno a todos que estão me lendo e informar que o HUMOR, com toda sua amplitude, sobretudo o mau-humor, é parte fundamental e primordial da vida, do nosso dia a dia, junto com o drama, a tragédia, o gozo, o êxtase.

Aos muitos que discordam deste pensamento e que continuam desprezando a COMÉDIA, eu repito que não adianta adiar esta teimosia, pois dia chegará, para todos nós, que a moça da foice vai nos pegar, nossas carninhas vão evaporar e vai sobrar apenas, mesmo que enterradinha a sete palmos, nossa linda caveirinha, com todos nossos dentes rindo eternamente de tudo aquilo que nós levamos tão a sério ao longo da existência. Viva o verdadeiro Dia do Juízo Final: o do Sorriso Final. Viva os dias vivos!

*Raul Barretto é coordenador do curso de Humor da  SP Escola de Teatro e hoje, 12 de abril, é o Dia do Humorista e data do nascimento de Chico Anysio (1931-2012)