EN | ES

Shakespeare Zipado

Publicado em: 02/02/2012 |

Grandes doses de humor alinhavadas à dramaturgia de William Shakespeare em um ritmo vertiginoso são os ingredientes que compõem a reestreia de “[email protected]”. A ideia do título em português é uma brincadeira e já indica a sinopse do espetáculo: “Parlapatões, Patifes & Paspalhões @presentam a Obra Completa de William Shakespeare Compactada em Versão Brasileira Ltda”.

 

Estreada em 1998, com tradução de Bárbara Heliodora e direção de Emílio Di Biasi, a montagem voltou ao cartaz no dia 28 de janeiro.

 

O texto, que tornou o grupo conhecido em todo o Brasil, foi escrito pelos atores americanos Adam Long, Jess Borgeson e Daniel Singer e promete apresentar a vasta obra do bardo em apenas 90 minutos.

 

“Vi a peça em Nova York e fiquei louco. Comprei os direitos e fiquei um tempo pensando sobre o elenco. Precisava de três atores. Mas que três atores poderiam passear entre a obra de Shakespeare e, ao mesmo tempo, ter noção não só da dramaticidade do autor como de sua emoção e ainda apresentar uma grande veia cômica? Não sei porque demorei tanto tempo para pensar nos Parlapatões”, disse Di Biasi em sua biografia “O Tempo e a Vida de um Aprendiz”, lançada pela Imprensa Oficial. “Em toda a minha história com o teatro não me lembro de ter me divertido tanto quanto durante os ensaios de  ‘[email protected]’.”  

 

Sucesso de público e de crítica, a peça foi apresentada cerca de 500 vezes em São Paulo e nos principais festivais de teatro brasileiros.

 

Durante a comemoração dos 20 anos do grupo, em 2011, surgiu a ideia da remontagem. “Resolvemos remontar a peça por dois motivos: primeiro para homenagear o excelente trabalho do diretor Emílio Di Biasi e, segundo, para sempre manter vivo o repertório da companhia. Mesmo com tantas atividades e novos projetos, é importante trazer à memória um dos espetáculos que marcaram os 20 anos dos Parlapatões”, conta Raul Barretto, que também é coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro.

 

Além de novos cenários e figurinos, a remontagem traz um integrante que não estava no elenco da estreia: o parlapatão Alexandre Bamba, que agora divide a cena com Hugo Possolo e Raul Barretto.

 

O espetáculo pode ser visto 25 de março, no Espaço Parlapatões, sede do grupo.

 

 

Serviço

[email protected]

Quando: de 28/01 a 25/03; sábados, às 21h; domingos, às 20h

Onde: Espaço Parlapatões

Praça Franklin Roosevelt, 158

Tel.: (11) 3258-4449

Ingressos: R$30

Informações: www.espacoparlapatoes.com.br

 

Texto: Leandro Nunes