Sesc Consolação recebe o evento de lançamento da Série TEATRA

Publicado em: 15/12/2023 |

Com curadoria e coordenação da Profa. Dodi Leal, a Série TEATRA contempla o lançamento de cinco livros, bate-papos, atividades performativas, e busca diversificar perspectivas na linguagem teatral e uma visão mais inclusiva nas artes cênicas (Foto: divulgação/montagem)

Com curadoria e coordenação da Profa. Dodi Leal, a Série TEATRA contempla o lançamento de cinco livros, bate-papos e atividades performativas (Foto: Divulgação/Montagem)

Entre os dias 7 e 16 de dezembro, o Sesc Consolação está sendo palco do lançamento da Série TEATRA, promovida pela Editora Hucitec, sob a curadoria e coordenação da Profa. Dodi Leal. O evento é uma imersão no cenário teatral contemporâneo, apresentando uma variedade de atividades, como o lançamento de livros, mesas de conversa, oficinas e performances, que abordam temas como performatividades transgêneras, corporalidades, feminismos, performances, desobediências e curadorias nas artes cênicas.

O projeto teve início em 2018, quando o Prof. Flávio Desgranges, editor das séries já consolidadas Teatro e Pedagogia do Teatro, convidou Leal para organizar uma série vetorizada, baseada em suas pesquisas de doutorado no Instituto de Psicologia da USP sobre Performatividade Transgênera.

Agora, em 2023, a série expande-se com o lançamento simultâneo de quatro novos livros de autores renomados nas Artes Cênicas: Stela Fischer, André Rosa, Daniel Colin e Galiana Brasil. Essas novas publicações marcam o início da série, que planeja lançar quatro obras por ano. Destacando-se pelas capas personalizadas, únicas e feitas à mão pelas artistas Raphaellie Läz e Duda Faria, a série TEATRA representa um marco na disseminação de livros-obra e na interação frutífera entre as visualidades e as textualidades da cena.

Confira algumas atrações que irão ocorrer nos dias 15 e 16 de dezembro:

Protocolos de convivialidade
Performance, Pedagogia e Dissidências Anticoloniais.

Com André Rosa, Juliana Notari e a Natt Maat
15/12, sexta, 17h

Local: Espaço de Leitura (3º andar)

Duração: 120 minutos

GRÁTIS. Entrada livre sujeita a capacidade do espaço

Livre

O encontro abordará práticas e teorias artísticas e educacionais que elaboram desidentificações às epistemologias ocidentais hegemônicas por meio da proposição de metodologias criativas e políticas em performance e pedagogia que reinscrevem e reconstroem discursos, representações, imaginários e práticas corporais.

Performance
 Trava Bruta (fragmento)

Com Leonarda Glück

15/12, sexta, 19h

Local: Espaço Provisório (3º andar)

Duração: 25 minutos

R$10 (credencial plena), R$15 (meia entrada) e R$30 (inteira)

Ingressos disponíveis para venda a partir de 5/12, 17h, online e 6/12, 17h, nas bilheterias

16 anos

Trava Bruta (fragmento) é um excerto do espetáculo homônimo, criação da atriz e dramaturga brasileira Leonarda Glück a partir de sua experiência transexual. A montagem original, de 2021, com direção de Gustavo Bitencourt e produção da Pomeiro Gestão Cultural, foi realizada através da 6a Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo, evento e instituição que são referências em premiação dramatúrgica no Brasil. Desde então, circulou por alguns dos mais relevantes circuitos de artes do país.

Leonarda Glück e Jo Mistinguett (Sonoplastia)

Metodologia Läz: Abertura de Processos | Suturando Afetos, Estancando Feridas
Com Raphaellie Läz
16/12, sábado, 15h30

Local: Sala de Leitura (3º andar)

Grátis. Entrada livre sujeita a capacidade do espaço

Livre

A atividade apresenta e expõe parte do processo criativo que tem sido desenvolvido por Raphaellie Läz enquanto artista-criadora da identidade visual da coleção TEATRA. Serão apresentados os percursos estéticos e as escolhas signo-gráficas que se relacionam com a pesquisa executada de acordo com cada autoria de cada livro. Aspectos da produção prática serão abordados também a partir da premissa de criação em dupla com a artista Duda Faria. Raphaellie discutirá também como sua trajetória, formação e relação com a organizadora da coleção, Dodi Leal, impactam diretamente na metodologia da proposta estética que compõe a identidade visual.

Artes Cênicas em Transe: Notas sobre a Curadoria
Com Galiana Brasil, Valmir Santos e Isadora Ravena
16/12, sábado, 17h

Local: Sala de Leitura (3º andar)

Grátis. Entrada livre sujeita a capacidade do espaço.

Livre

O encontro aborda a ideia de curadoria como organismo vivo, pulsante, portanto, aberto a transformações. Repercute alguns aspectos ligados à atuação da curadora Galiana Brasil como gestora cultural por 15 anos no Sesc Pernambuco e, mais fortemente, o exercício da gestão das artes cênicas no Itaú Cultural, onde atua desde outubro de 2015.

Notícias | 02/ 05/ 2024

Pelas Águas, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro