Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

Série Grandes Diretores: Christiane Jatahy

Publicado em: 02/06/2021

Christiane Jatahy é autora, diretora de teatro e cineasta, formada em teatro e jornalismo com pós-graduação em arte e filosofia.

Montou diversas peças que transitam entre as fronteiras da realidade e da ficção, do ator e do personagem, do teatro e do cinema.

Em Londres, criou e dirigiu o documentário In the Comfort of Your Home com performances de 30 artistas brasileiros em casas inglesas.

Em 2012, produziu Julia, adaptação da obra de Strindberg, que mistura de teatro e cinema ao vivo. Por esse trabalho ganhou o Prêmio Shell de Melhor Direção e também Questão de Critica e APTR.

No ano seguinte, desenvolveu o projeto de instalação audiovisual e documentário Utopia.doc em Paris, Frankfurt e São Paulo.

Estreou em 2014 o espetáculo E Se Elas Fossem Para Moscou?, a partir da obra As Três irmãs de Anton Tchekhov, ganhando diversos prêmios.

Cena de “E se elas fossem para Moscou?”, de Christiane Jatahy. Foto: Paulo Camacho

Fechando a trilogia, criou em 2016 A Floresta que Anda, uma livre adaptação de Macbeth, de Shakespeare, uma obra que conjuga videoinstalação documental, performance e cinema ao vivo.

Em 2017, a convite da Comédie-Française, criou o espetáculo A Regra do Jogo, baseado no filme homônimo de Jean Renoir.

Neste mesmo ano, a convite do Festival Theater der Welt de Hamburgo criou a instalação-performance Moving People e uma versão do texto Na Solidão dos Campos de Algodão de Bernard-Marie Kòltes.

Em 2018, começou a desenvolver o díptico Nossa Odisséia, a partir da Odisséia de Homero. A criação, com produção do Théâtre National Wallonie Brussels e do SESC, estreou em São Paulo em maio de 2019 no Festival d’Avingon em julho de 2019.

Atualmente, Christiane Jatahy, é artista associada do Odéon-Théâtre de L’Europe, do Le Centquatre-Paris, do Théâtre National Wallonie-Bruxelles, da Comédie de Genève e do Schauspielhaus Zürich.




Relacionadas:

Notícias | 10/ 08/ 2022

Processo Seletivo 2/2022: Confira os aprovados na 2ª chamada para turmas do 2º semestre de 2022

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 08/ 2022

Espetáculo Eu, Atlântica, do Oju Oju Coletivo, estreia na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, na próxima sexta (12)

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 08/ 2022

Priscila Chagas, artista egressa de técnicas de palco da SP, escreve resenha crítica de livros autobiográficos do cenotécnico Jorge Ferreira

SAIBA MAIS