Ser bailarino hoje: com Lara Pinheiro

Publicado em: 06/08/2013 |

“Ser bailarino hoje – comunicar para além dos rótulos”: eis o tema que move o bate-papo online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (8), às 16h, aqui no Portal, com participação da diretora, coreógrafa e bailarina Lara Pinheiro.

“A conversa gira em torno da necessidade do artista do corpo de entender as artes cênicas para além dos rótulos vigentes, criando um corpo potente e amplo na sua capacidade de comunicar diferentes estilos e linguagens corporais”, explica a convidada.

Sobre a convidada

Lara Pinheiro é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, diretora, coreógrafa e bailarina. Dirigiu o Balé da Cidade de São Paulo de 2009 a 2013. Foi professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, coordenadora do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura.

Estudou na Alemanha, na escola Folkwang Schule, e, no Brasil, balé clássico com Ismael Guiser, Yoko Okada e Neide Rossi. Estagiou na Milton Meyers Company, em Nova York, de 1990 a 1991. Em 1994, criou a Cia. Terceira Dança, com a qual realizou excursões pelo Brasil, EUA e Europa e recebeu diversos prêmios.

Em 2000, criou o núcleo Dança Povera, que reunia artistas de diversas áreas, como dança, música e vídeo. Foi coreógrafa convidada para diversas montagens, destacando-se no Brasil (Cia. Cênica Nau de Ícaros) e na Alemanha (Din a 13, de Gerda Konig). Foi coreógrafa residente do projeto Ex-It Dance03 em Bröllin, Alemanha, em 2003. Entre os diversos prêmios que recebeu, destacam-se o APCA 1995, o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia.

Bate-papo online: Lara Pinheiro

Tema: “Ser bailarino hoje – comunicar para além dos rótulos”

Quando: Quinta-feira (8), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat