Seminário de Dramaturgia

Publicado em: 18/06/2010 |

Com apoio da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, a 10ª Feira do Livro de Ribeirão Preto realiza o Seminário de Dramaturgia. O evento será realizado nessa sexta-feira, 18 de junho, e sábado, 19, no Teatro Auxiliado, Centro da cidade.

São oito palestrantes, dois espetáculos e uma exposição fotográfica de Bob Souza, com registros de espetáculos teatrais apresentados nos últimos anos. As inscrições podem ser realizadas aqui ou no local do evento. São 200 vagas disponíveis.

Na sexta-feira, o dramaturgo, jornalista e escritor Oswaldo Mendes abre o seminário, às 14h. Autor do livro “Bendito Maldito: Uma Biografia de Plínio Marcos”, o tema da palestra terá como foco a obra e a vida do “cometa” que foi Plínio na vida teatral paulistana. Às 16h, é a vez do jornalista e crítico teatral Jefferson Del Rios entrar em cena para discutir o cenário teatral brasileiro do passado e do presente.  Além disso, Jefferson autografará o seu livro “Bananas ao Vento: As Manifestações Culturais da Década de 60”.

Às 20h, A Trupe Acima do Bem e do Mal, de Ribeirão Preto, encerra o primeiro dia de atividades do Seminário de Dramaturgia e apresenta o espetáculo “Suspensão”, de Lucas Arantes, com direção de Mateus Barbassa.
No sábado, às 10h, Mário Bortolotto sobe ao palco ao lado de Roberto Alvim para refletir o lugar do dramaturgo na cena contemporânea. Em seguida, às 14h, Ivam Cabral, Diretor Artístico da SP Escola de Teatro, e Rodrigo Nogueira examinam a questão do texto como instrumento de reflexão social. Finalizando as mesas de debate, Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, e Gabriela Melão apontam os novos rumos da dramaturgia brasileira.
A última atividade do evento, às 20h, é a estreia do espetáculo “Ar Vazio”, de Lucas Arantes, encenado pela Cia. Inerente, de São Paulo, com direção de Pedro Cameron.

Seminário de Dramaturgia
Local: Teatro Auxiliadora – Rua Duque de Caxias, 927