Semana HeForShe discute representatividade das mulheres nas artes

Publicado em: 08/03/2017 |

Atriz-MC Roberta Estrela D’Alva e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos participam de slam na Semana de Artes HeForShe.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a ONU Mulheres discute a representatividade feminina no universo da cultura na Semana de Artes HeForShe, um festival completamente gratuito que ocorre no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), entre 8 e 14 de março.

A programação conta com concertos, palestras, exibição de filmes, rodas de conversa, apresentações de teatro, música, dança e poesia, exposições de arte e oficinas. Cada dia da mostra é dedicado a uma linguagem artística diferente. Para participar de qualquer atividade não é necessário realizar inscrição, basta aparecer.

Um dos destaques da programação teatral é a oficina “Entre! Performance e psicanálise”, com a performer Elisa Band e o psicanalista Sergio Zlotnic, colaborador de longa data da SP Escola de Teatro. A atividade cria um diálogo entre procedimentos de criação em performance e temas tratados pela psicanálise, como a histeria, a sexualidade, o corpo e a questão do feminino.

Outra atração é o “Slam do Corpo”, uma batalha de poesia do Grupo Corposinalizante, em parceria com o Sarau do Burro, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e a atriz-MC Roberta Estrela D’Alva. Os poemas são autorais, com três minutos de duração e sem o apoio de objetos de cena. Há intérprete de libras para quem quiser recitar sua poesia.

Além das atrações do festival, os visitantes do MAM são convidados a contemplar as exposições “Anita Malfatti: 100 anos de Arte Moderna” e “A Mulher e o Trabalho”. A semana ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo, como Nova York, Londres, Paris, Madrid, Bangkok, Santiago.

A ONU Mulheres é a entidade da Nações Unidas dedicada ao empoderamento feminino e à igualdade de gênero. O movimento “ElesPorElas” tem a proposta de reunir pessoas de diferentes gêneros, sexos, etnias e classes sociais em um esforço para eliminar as barreiras socioculturais que impedem as mulheres de exercer seus direitos humanos.

Confira aqui programação completa da “Semana de Artes HeForShe”
.

Semana de Artes HeForShe
Museu de Arte Moderna (MAM)