Semana de Arte Moderna de 1922 completa 99 anos e comemorações do centenário começam

Publicado em: 11/02/2021

Pagu, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral: importantes modernistas brasileiro das décadas de 1920,1930 e 1940/ Imagens: Domínio Público

Nesta quinta-feira, 11, é celebrado o aniversário de 99 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. O evento mudou a história da cultura brasileira, revolucionando as artes em praticamente todas as suas vertentes no país. Literatura, música, artes plásticas, fotografia e, é claro, o teatro, foram intensamente influenciados e transformados por esse momento de nossa historiografia, sendo um dos marcos do Modernismo no Brasil.

A mostra teve como cenário principal o Theatro Municipal da cidade de São Paulo, em uma época que o estado enriquecia intensamente graças a prosperidade do café, sob o comando do governador Washington Luís.

Nomes imortais da intelectualidade e arte brasileira, como Anita Mafaltti, Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Di Cavalcanti, Victor Brecheret e Heitor Villa-Lobos participaram intensamente do evento, apresentando novos paradigmas para a sociedade, com uma arte, cultura e linguagem mais original, livre e nacional, sem tantas amarras à clássica europeia.

Em 2022, a Semana de Arte Moderna completa 100 anos, e essa data será celebrada pelos colaboradores e estudantes da SP Escola de Teatro com várias ações culturais, projetos e pesquisas, que começam ainda em 2021. Em breve, divulgaremos as primeiras iniciativas. Será imperdível!




Relacionadas:

Notícias | 21/ 01/ 2022

Agenda Cultural : As melhores dicas para o seu fim de semana

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 01/ 2022

Estudantes de humor da SP mergulham em curiosa e divertida experiência cênica audiovisual; confira!

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 01/ 2022

No mês da visibilidade trans, Coletiva Profanas, com o apoio do Satyros, promove espetáculo de transdramaturgia na casa de cultura do Butantã

SAIBA MAIS