Selo Lucias: “Lucia Camargo é a síntese do Teatro e Movimento”, diz Margarete Lara

Publicado em: 17/02/2021 |

No aniversário de 456 anos da cidade de São Paulo, a SP Escola de Teatro, que comemora 10 anos de existência, lançou o livro “Teatro em Grupo na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo’ e também o selo “Lucias”. Selo que homenageia Lucia Camargo, uma das maiores mulheres da cultura brasileira.

Lucia Camargo era gestora cultural, professora, jornalista, crítica e coordenou o setor de Extensão Cultural e Projetos Especiais na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Ela também foi diretora de importantes instituições culturais brasileiras, como Teatro Guaíra, em Curitiba, onde foi ainda secretária municipal e estadual de Cultura do Paraná; e o Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Além disso, foi secretária-adjunta de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a primeira e única mulher na história a dirigir o Theatro Municipal de São Paulo.

No depoimento de hoje, 17 de fevereiro, trazemos Margarete Lara, assistente técnica de Extensão Cultural e Projetos Especiais na SP Escola de Teatro, além de secretária e grande confidente de Lucia .

“O nome Lucia Camargo é a síntese do Teatro em Movimento. Apaixonada pelas artes, brilhante gestora e pessoa incrivelmente generosa. Era assim que eu definia a Lu, como a chamava carinhosamente.

Nos conhecemos em maio de 2011 durante minha entrevista para o cargo de secretária dela na SP Escola de Teatro. Fui aprovada no processo e, no primeiro dia de trabalho, me convidou para um café, daí, nasceu uma grande e linda amizade. Foram muitos almoços, festas, eventos e confidências.

Em nosso bate-papo quase diário, falávamos, principalmente, sobre nossas duas paixões: a culinária e o jornalismo. Com ela conheci maestros, cantores de ópera, bailarinos e atores como Marcos Caruso, Cristina Mutarelli e Maitê Proença. Descanse em paz Lu e vida longa ao selo Lucias!

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro