Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre a preservação do meio ambiente promovida pelo Programa Oportunidades

Publicado em: 27/06/2022 |

Foto: Renata Morello

No último sábado, 25, o período da manhã (das 10h às 13h30) na sede Brás da SP Escola de Teatro foi reservado para divertir e conscientizar as crianças da região acerca de um tema muito importante: O Meio Ambiente é a Nossa Casa. O evento foi parte do projeto Tendas da Cidadania, que é fruto da parceria entre o Programa Oportunidades da SP e o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC).  Nesse contexto, foram realizadas ações lúdicas e recreativas que buscaram trazer reflexões para o público infantil sobre a importância da preservação da natureza.

No mês do orgulho LGBTQIA+ : Ayra Flores, estudante da SP, fala de seu trabalho em Sapathos, destaque das residências na instituição

Além de promover um dia animado com uma programação especial sobre ecologia para os menores, o projeto também trouxe um diálogo sobre diversidade e cultura de paz! O CDHIC foi criado em 2009 e tem o objetivo de organizar, realizar, desenvolver e articular ações que incentivem a construção de uma política migratória que respeite os direitos humanos das pessoas em situação de refúgio e imigrantes em geral. Há na organização quatro principais áreas de atuação: incidência e ‘advocacy’ nos espaços de decisão, promoção do direito das crianças e adolescentes, defesa de direitos do imigrantes e refugiados e mobilização e articulação de redes e parcerias.

Foto: Renata Morello.

Fernanda Paniguel, mobilizadora local do CDHIC, explica que quando pensamos nas questões migratórias, o acolhimento e a quebra de fronteiras são fundamentais para garantir a construção de uma cultura de paz. Nesse sentido, a SP Escola de Teatro assume um papel de extrema importância ao receber as Tendas de Cidadania do CDHIC no território do Brás. “Certamente este é um marco para a comunidade Migrante”, comenta a ativista. Ela também explica que o tema a ser tratado no próximo encontro é de extrema importância para o projeto, e que o CDHIC assume o compromisso de tratar temas urgentes e delicados de maneira lúdica e acessível.

Fernanda Marx traz uma releitura de clássicos musicais em show exclusivo que acontece na sede Roosevelt da SP, no sábado (2)

Foto: Renata Morello

Para o Programa Oportunidades (setor da instituição que oferece bolsa auxílio para estudantes, apoio psicológico e também ajuda na área profissional e em iniciativas internacionais), a competência destas ações possibilita a instituição exercer seu papel de contribuir para a construção de uma sociedade pautada por ideais de justiça e igualdade. Para o analista de projetos do programa, João Martins, a iniciativa traz o contato com um tema que é fundamental de ser abordado ainda na infância:

“Acredito que o diálogo é de extrema importância individual e coletiva, por trazer perspectivas não apenas sobre o meio ambiente, mas também sobre a nossa relação com a natureza e sobre como nós seres humanos atuamos dentro desse espaço. Enxergo como um tema fundamental para ser trabalhado com as crianças e, além disso, também serão trazidas conexões possíveis com problemas sociais, migratórios e de racismo. ”

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”