Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança aplicativo #CulturaEmCasa com programação gratuita a partir deste sábado

Publicado em: 15/07/2021 |

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte (APAA), lança no dia 17 de julho o aplicativo #CulturaEmCasa, que estará disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. Toda a programação online e gratuita da plataforma #CulturaEmCasa também estará acessível via app, ampliando ainda mais o acesso aos conteúdos culturais das mais diferentes linguagens artísticas. O espetáculo de estreia do aplicativo é o aclamado musical Auê, da Cia. Barca dos Corações Partidos, que será transmitido ao vivo, diretamente do Teatro Sérgio Cardoso.

Em cena, a companhia Barca dos Corações Partidos apresenta 21 canções autorais e inéditas, no espetáculo que mescla teatro, dança, performance e, claro, música. Criada em processo coletivo com a diretora Duda Maia, a encenação utiliza as letras como dramaturgia e os sete atores/cantores, e um músico convidado, ainda são responsáveis por tocar todos os instrumentos ao vivo nesta verdadeira farra teatral.

Vencedor de 18 prêmios, entre eles o prêmio Shell e Cesgranrio (melhor direção/Duda Maia) e Bibi Ferreira (melhor arranjo original, melhor letra e música original, melhor musical Brasileiro), o espetáculo marcou a história da companhia Barca dos Corações Partidos.

Todas as composições de Auê foram compostas pelos atores da Barca (Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano, Ricca Barros) e alguns colaboradores, como o cantor e compositor Moyseis Marques, que protagonizou a Ópera do Malandro com eles, e Laila Garin, que esteve em Gonzagão. “A musicalidade da peça é uma grande homenagem à cultura musical brasileira, os ritmos dialogam com dança e teatro o tempo todo”, resume a diretora Duda Maia.

“Lançar o aplicativo do #CulturaEmCasa é estar conectado com o usuário moderno que hoje quer agilidade e inovação na palma da mão. Iniciar esse novo momento da plataforma com o aclamado musical Auê, da Cia. da Barca dos Corações Partidos, é fortalecer a difusão digital de uma programação gratuita e de muita qualidade”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, destacando que serão realizadas outras programações envolvendo o musical da Cia. Entre elas, a produção de um documentário narrando a interrupção deste espetáculo presencial no Teatro Sérgio Cardoso por conta do isolamento social, em março do ano passado, a retomada do espetáculo no formato digital, making of e trechos da peça.

Sobre #CulturaEmCasa

Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Até o momento, a plataforma registrou 5,6 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.500 cidades e 157 países. E envolvendo 15.483 profissionais do setor. Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”