EN | ES

Inscrições abertas para o edital 2022 de prestação de serviços do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) e do Programa Vocacional

Publicado em: 01/12/2021 |

Estão abertas até  23/12 as inscrições do edital para a prestação de serviços para a edição 2022 do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) e do Programa Vocacional.  Todo ano são contratados artistas que vão atuar com a finalidade de promover formação, ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade. Para se inscrever basta  acessar a plataforma CAPAC, no site oficial da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, onde está também o edital completo.

O projeto busca incentivar ações culturais e mostras artísticas, fortalecendo a cultura local e a fruição de bens culturais nas regiões onde atua.  Assim, objetiva o acolhimento dos cidadãos em um contínuo (e fraterno) processo criativo que contribui com a memória cultural e proporciona a reflexão de forma artística sobre a realidade do mundo em que vive.

Criado em 2001, inicialmente era denominado “Projeto Teatro Vocacional” e integrava o “Departamento de Teatro” da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Sendo um programa de formação artística, é fundamentado pela ideia de cidadania cultural que atua em mais de 100 espaços de cultura municipais, gratuitamente, e acontece em todas as regiões da capital paulista. Ele promove a iniciação e o aperfeiçoamento artístico de adultos e jovens a partir de 14 anos, em diferentes campos de atuação: teatro, dança, música, artes visuais e literatura. O programa é disponibilizado nos equipamentos da Cultura e da Educação vinculados à prefeitura de São Paulo, tais como os CEUs (Centro Educacionais Unificados), teatros distritais, casas de cultura, bibliotecas municipais e centros culturais.

Em 2004 o Projeto Vocacional foi ampliado, abraçando a parceria com a Secretaria de Educação e passando a atuar também em alguns CEUs. Em 2005, surgiu o Núcleo Vocacional, que fez parte do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Ao longo da expansão do Vocacional, outras linguagens artísticas foram agregadas para melhor atender à pluralidade cultural nas cinco regiões da cidade.

Em 2007, foram agregados o Projeto Dança Vocacional e o Núcleo de Direção e Estudos. Em 2008, também foram integrados ao Projeto Música Vocacional e o Núcleo Aldeias, com atuação nas aldeias Guaranis de São Paulo. Em 2009, o Núcleo Vocacional passou a se constituir como Programa, respondendo à Divisão de Formação da Secretaria Municipal de Cultura, e as Artes Visuais também começaram a integrar o projeto. Em 2011, o Programa atingia oitenta pontos de atuação, em equipamentos da cultura e da educação, distribuídos ao longo de todas as regiões da cidade. Entre os anos de 2012 e 2014 constituiu-se o Projeto Interlinguagens, com artistas de linguagens diferentes trabalhando com uma abordagem híbrida sobre a obra artística. Em 2015, foi implementado o Projeto Literatura. Em 2017, o Programa Vocacional atuou em oitenta e seis equipamentos públicos da Cultura e da Educação, além de alguns centros comunitários e centros culturais independentes.

Para dúvidas ou informações mais completas; confira no site: CAPAC

 

 




Relacionadas:

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado no dia 27 de março

SAIBA MAIS

Notícias | 27/ 03/ 2024

Veja como foi a mesa “Marketing Cultural e Redes Sociais no Teatro”

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 03/ 2024

Fernanda Stefanski estreia “Véspera” no Teatro Arthur Azevedo

SAIBA MAIS