Satyros abre inscrições para a 23ª edição da Satyrianas, festival parceiro da SP que acontece em novembro

Publicado em: 24/06/2022 |

Nesta semana, a Cia. de Teatro Os Satyros abriu as inscrições para propostas que integrarão a programação da 23ª edição de um dos maiores eventos artísticos do país: o Festival Satyrianas. A maratona cultural, que será entre os dias 12 e 15 de novembro, acontece todo ano e reúne mais de 500 atrações com profissionais de diferentes áreas e diversas partes do país. Poderão participar grupos ou artistas individuais com projetos nas áreas de teatro, danças, circo, performance, música, artes visuais, cinema e afins. Para isso, basta preencher o formulário neste link (aqui) até o dia 12 de agosto.

A iniciativa, que tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e às artes, será em formato híbrido e contará com exibição online de muitos bate-papos, lives e workshops; portanto será possível a veiculação digital e ao vivo de espetáculos de diferentes partes do Brasil. Todas as apresentações da programação serão gratuitas com possibilidade de contribuição espontânea do público participante (Pague Quando Puder).

A SP Escola de Teatro é uma das parceiras oficiais e muitos estudantes e egresso se apresentam durante o Festival.

As categorias para inscrição são:
– Teatro
– Performance
– Dança
– Música
– Cinema
– Circo
– PodcastMix (websérie em áudio, 3 episódios em formato podcast, de até 10min. cada)
– PapoMix e Lives (debates, palestras, entrevistas, bate-papos)
– Workshop
– Contação de Histórias
– Literatura (Saraus, leituras, lançamentos de livro e outras atividades correlatas)
– SatyriBlack (Projetos de teatro, dança, música, outros, que evocam a valorização e reflexão sobre a cultura preta)
– SatyriTrans (Projetos de teatro, dança, música, outros, que evocam a valorização e reflexão sobre a cultura trans)
– Outros

Saiba mais sobre o festival:

Satyrianas

Quando foi criado em 2000, era localizado na Bela Vista e nomeado “Folias Teatrais”, o evento se propôs como uma homenagem à primavera e deixava o Teatro da região initerruptamente aberto durante 4 dias e 4 noites. Pontuando, assim, a resistência da cultura naquele momento. Atualmente na Praça Roosevelt, o festival continua com o mesmo propósito: são 78 horas ininterruptas que oferecem inúmeras atividades teatrais para os moradores da cidade.

Desde que assumiu a nova localização, as intituladas Satyrianas são parceiras da SP Escola de Teatro; o diretor executivo e o coordenador de direção da SP, respectivamente Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, são fundadores da Companhia organizadora do evento, ‘os Satyros’. A Cia foi pioneira e responsável pela revitalização da Praça Roosevelt, um lugar histórico do centro de São Paulo, no qual a arte teve papel de transformação e que hoje se configura com dos principais pontos de troca cultural da cidade.

Desde 2009, o Satyrianas faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, incluído através da Lei 13.750 de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi.

O festival também rendeu à Cia. Os Satyros, em 2007, o Prêmio Especial da Crítica da APCA; em 2013, os prêmios Shell de Inovação e Aplauso Brasil, categoria Destaque; e, em 2021, o Prêmio Arcanjo na categoria Especial.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia