EN | ES

Satyrianas nos Telões

Publicado em: 02/02/2012 |

 

O longa-metragem “Satyrianas – 78 horas em 78 minutos” é um “docudrama” que mistura fatos e ficção e é inspirado em um dos maiores eventos culturais de São Paulo, a “Satyrianas – Uma Saudação à Primavera”, evento que consiste em 78 horas ininterruptas de apresentações de teatro, dança, exibições de filmes e leitura dramática. 

 

Organizado, anualmente, pela Cia. de Teatro Os Satyros com o apoio do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, o evento é realizado na Praça Roosevelt e em mais 20 teatros e espaços culturais da região central da cidade. Em 2007, recebeu o Prêmio Especial da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e já faz parte do calendário oficial do Estado. Em sua última edição (2011), recebeu um público de mais de 50 mil pessoas. 

 

“Satyrianas – 78 horas em 78 minutos”, o filme, é produzido pela Muk e Na Laje Filmes, dirigido pelo norte-americano, Jeff Luna, e contado sob o ponto de vista de uma mulher de outra cidade. A história, dentro de outra história, vai lançando dúvidas e certezas, com humor e criatividade.

 

O produtor Daniel Gaggini relembra a trajetória da Satyrianas e a idealização do longa. “Eu já acompanho os Satyros desde a década de 1990 e produzia o Cinemix, que é uma mostra de curtas exibida durante a Satyrianas. Foi então que começamos a pensar numa proposta diferente e maior para documentar o evento.”

 

O ator, cofundador da Cia. Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, revelou entusiasmo com a produção do longa. “A ideia do filme é genial. Eles foram criando uma ficção dentro de um documentário. Para nós, dos Satyros, é um imenso orgulho.” 

 

“Satyrianas – 78 horas em 78 minutos” tem previsão de entrar em cartaz no início de 2013. Antes, vai ser exibido em festivais nacionais e internacionais e, claro, na 13ª edição da Satyrianas, ainda em 2012.

 

 

 

Texto: Leandro Nunes