Satyrianas 2014

Publicado em: 19/11/2014 |

Quando a Primavera chega em São Paulo, traz consigo algumas certezas, como o aumento da temperatura, o desabrochar das flores e… a Satyrianas!

E é neste mês de novembro, no auge da estação, que tem início mais uma edição da Satyrianas, evento que ocupa o centro da cidade, durante 78 horas ininterruptas, com muita arte e cultura, em uma intensa programação composta por espetáculos, música, cinema, fotografia, literatura e performance.

Parte do Calendário Oficial do Estado de São Paulo desde 2009, a Satyrianas, que chega à sua 15ª edição, começa às 18h desta quinta (20) e vai até as 23h59 do domingo (23).

Realização da Cia. de Teatro Os Satyros, o evento tem idealização e curadoria geral de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, respectivamente diretor executivo e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A coordenação geral é de Gustavo Ferreira, produtor cultural na Escola.

A abertura dessa festa já começa nas alturas, qjinta-feira (20), às 18h, na Praça Roosevelt, graças à renomada Cia Base, que apresenta os espetáculos “Arranha céu” e “Futebol voador”. Os artistas são reconhecidos por desafiar a gravidade em um ousado diálogo com o espaço urbano.

A programação continua em ritmo alucinante até domingo (23), com mais de 600 atividades, realizadas dezenas de espaços espalhados pelo centro, inclusive a Sede Roosevelt da Escola. As entradas para todas as atrações funcionam no sistema “pague quanto puder”.

Alguns dos destaques desta edição são o já tradicional AutoPeças, que faz encenações dentro de veículos, e o “DramaMix”, que apresenta textos de autores consagrados – dentre eles, está “Jonas e a Baleia”, texto de Walcyr Carrasco, que ganha direção de Ney Matogrosso para apresentação na SP Escola de Teatro, no domingo, às 20h30.

Outra atração que tem se consolidado nas últimas edições é o Ouvi Contar, que realiza leituras dramáticas de textos teatrais inéditos em domicílio. Fruto de uma parceria entre Os Satyros e a SP Escola de Teatro, o projeto é idealizado por Ivam Cabral e Marici Salomão.

O campo da dramaturgia estará em foco no I Congresso de Dramaturgia, que promove uma grande discussão sobre dramaturgia nacional e suas vertentes, promovida pela Associação dos Amigos dos Autores Teatrais e Associação dos Artistas Amigos da Praça (em prol da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT).

Para os amantes de literatura, a Escola promove dois eventos: o Leitura na Praça e o Escambo Literário, que fomentam a troca e a doação de livros.

Na SP Escola de Teatro

Vários dos destaques da programação estarão na Sede Roosevelt. Por exemplo, o DramaMix e o DançaMix (antigo Satyras da Dança), que traz apresentações de bailarinos que se destacam atualmente na cena da dança contemporânea.

Pela “Antessala Mostra”, serão levados ao público quatro textos inéditos de dramaturgos formados pela Escola, com elenco e equipes de criação e técnica de alunos da SP. Na mesma linha, “Dramas paralelos” conta com a produção e encenação de 14 textos, todos de aprendizes da Escola.

A Exposição FotoMix traz fotos do coletivo FotoMix – um time de fotógrafos que registra todas as atividades –, durante todo o evento, no saguão da Escola.

Também haverá o lançamento de dois livros: “Pessoas perfeitas”, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, no dia 22, às 18h; e “Cepeca – uma oficina de PesquisAtores 2”, escrito por doutorandos da ECA/USP, no dia 23, às 16h.

“Karamazóv”, projeto da Companhia da Memória composto pelos espetáculos “Uma anedota suja”, “Karamázov: Os irmãos” e “Karamázov: Os meninos”, criados a partir de obras de Dostoiévski, com direção de Ruy Cortez e dramaturgia de Luis Alberto de Abreu, também terá sessões.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial da Satyrianas 2014.

Satyrianas 2014

Quando: Das 18h do dia 20/11 até as 23h59 do dia 23/11

Onde: Cerca de 40 espaços do centro

Informações: www.satyrianas.com.br