Samir Yazbek lança premiada peça “O Fingidor” em livro

Publicado em: 13/09/2023 |

Samir Yazbek: premiado dramaturgo brasileiro tem peça "O Fingidor" e outras publicadas pela editora É Realizações. | Foto: Juliana Fonte/Divulgação

Samir Yazbek: premiado dramaturgo brasileiro tem peça “O Fingidor” e outras publicadas pela editora É Realizações. | Foto: Juliana Fonte/Divulgação

Considerado por boa parte da crítica especializada um dos textos mais representativos do teatro brasileiro contemporâneo, “O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor) será lançado no dia 20 de setembro, às 19h30, na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, em São Paulo.

O evento contará com a presença do autor para uma noite de autógrafos.

“O Fingidor” é o terceiro volume da “Coleção Dramaturgia – Samir Yazbek”, da editora É Realizações. O livro conta com o texto da peça, além da fortuna crítica da montagem original, com trechos e comentários críticos publicados em São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal.

Inspirado na vida e obra do poeta português Fernando Pessoa,”O Fingidor” foi dirigido pela primeira vez pelo autor em 1999, e obteve excelente acolhida de crítica e de público, ficando em cartaz até 2013.

Capa de "O Fingidor", de Samir Yazbek: lançamento da Ẽ Realizações traz dramaturgia premiada. | Foto: Divulgação

Capa de “O Fingidor”, de Samir Yazbek: lançamento da Ẽ Realizações traz dramaturgia premiada. | Foto: Divulgação

Em 2002, a montagem representou o país no XXV FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), e no I Encontro Luso-brasileiro de Cultura, ambos em Portugal. Em 2005, foi considerada pela Revista Bravo! um marco do teatro nacional.

Em 2004, o texto de “O Fingidor” foi distribuído para 475 mil alunos da rede pública de ensino, por meio do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca da Escola), do Ministério da Educação, e foi publicado, em 2006, pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, com outras duas peças do autor.

Ao longo dos anos, a dramaturgia recebeu algumas montagens pelo Brasil e foi traduzida para o espanhol (Cuba e México).

Em 2008, foi adaptado para a televisão, em parceria da TV Cultura com o SESC TV.

A “Coleção Dramaturgia – Samir Yazbek” já conta com a publicação de “O Eterno Retorno” (indicada ao Prêmio Aplauso Brasil na categoria Dramaturgia, em 2018), e “Uma Família à Procura de um Ator” (texto que marcou a estreia profissional de Yazbek, em 1988). Ainda estão previstas a edição de outras nove peças de Yazbek.

+ Estão abertas até 22 de outubro de 2023 as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Solano Trindade

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP

Notícias | 30/ 04/ 2024