EN | ES

Saiba quem são os convidades, convidades e convidados da 6ª e última mesa do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

Publicado em: 25/08/2022 |

Neste sábado, 27, das 15h às 17h, acontece a 6ª e última mesa do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo, ação da Adaap, Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa e São Paulo e gestora da SP Escola de Teatro, em parceria com o Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. Os convidados de hoje são Miriam Fontana, Thiago Leite, Eduardo Okamoto, Paula Bittencourt e Zeca Sampaio, e eles discutirão o tema “Fomento ao teatro em regiões metropolitanas”. O evento é online e gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da SP e interpretação simultânea em Libras.

A iniciativa busca trazer debates, discussões, compartilhar experiências e investigações acerca das múltiplas manifestações cênicas paulistas, além de evidenciar a temática. Cada encontro procura discutir assuntos fundamentais e pouco discorridos, como a trajetória dos coletivos caiçaras, a atuação do teatro da maresia, a importância da cultura popular nos modos de representação contemporâneos, as diversas vanguardas teatrais, os festivais de teatro e os intercâmbios de experiências que acontecem no interior de São Paulo.

Cia Fundo Mundo apresenta espetáculo Sui Generis no 3º Encuentro Latino-Americano de Circo LGBTQIA+, em Montevidéu

Na sessão deste sábado, a mesa irá discutir formas de potencializar as iniciativas culturais e o fomento público para o desenvolvimento artístico e econômico de cidades fora da Grande São Paulo e de grande porte populacional, como nos casos de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Confira um pouco mais sobre os convidades, convidadas e convidados da mesa de hoje!:

Míriam Fontana: Atriz, diretora, contadora de histórias, produtora cultural. Tem formação acadêmica nos cursos de Pedagogia e Artes Cênicas pela UNICAMP. Desde 88 integra o Grupo Fora do sériO, onde desenvolve seus principais trabalhos artísticos em teatro. Em seus estudos em pós-graduação produziu a dissertação “Mariana, a peregrina das águas – o engendro de uma contadora de histórias”. De 2001 a 2004 foi Gerente Artística do Theatro Pedro II onde desenvolveu uma agenda nacional e internacional. Foi Conselheira de Cultura na cidade de Ribeirão Preto em 3 mandatos. Entre 1999 e 2015 foi professora e posteriormente Coordenadora do Curso de Artes Cênicas do Centro Universitário Barão de Mauá. Em 2014-15 foi representante de Ribeirão Preto na elaboração do Plano Estadual de Cultura. Entre 2015 e 2020 foi Coordenadora do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. É diretora artística da Casa da Arte Multi Meios e em seu canal no YouTube (MrJairCo) é possível visualizar suas recentes produções: “Vamos Contar uma história?” (Proac Lab 2020); “E agora Zezé, que bicho que é?” (Proac Lab 2020); “Água Viva” (selecionado pelo SESI Literatura 2021); “Abraço Cerrado” (Prêmio Funarte 2020); “Eu Rio – Pardo Pardinho Pardão” (Seleção Municipal em Ribeirão Preto). Atualmente é atriz dos espetáculos “ferramentas da casa quebrada” (PROAC 2018, 2019, 2020) e “Um Golinho Só” (Viagem Teatral SESI). Como atuadora em prol de políticas públicas culturais para a região, trabalha intensamente no Fórum Pró Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, organização da sociedade civil desde 2019.

Thiago Leite: Ator, pesquisador e professor de teatro. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP/2016). Graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo (ECA-USP/2009). Entre 2017 e 2019 integrou o corpo docente do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Ator-pesquisador da Nossa Trupe Teatral desde 2011, atualmente cursa o Doutorado em Educação pela FE-USP, tendo como eixo de investigação a formação de espectadores no âmbito escolar, além de coordenar a Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí e atuar como professor no Setor de Artes Cênicas da mesma instituição.

Eduardo Okamoto: É ator, Bacharel em Artes Cênicas (2001), Mestre (2004) e Doutor (2009) em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde leciona. Realizou estágio de pós-doutorado no Theatre and Performance Department of Goldsmiths University of London (2019). Sua formação inclui experiências com criadores diversos, dentre os quais se destacam: Newton de Souza, Suzi Frankl Sperber, Lume Teatro, Verônica Fabrini, Marcelo Lazzaratto, Maria Thais, Marcio Aurelio, Marie-Garielle Rotie e Yumiko Yoshioka. É representado pela SIM! Cultura, produtora cultural gerida por Daniele Sampaio. Apresentou-se no Brasil e no exterior: Espanha, Suíça, Alemanha, Marrocos, Kosovo, Escócia e Polônia. Em sua trajetória, destacam-se, os espetáculos: “Agora e na Hora de Nossa Hora” (2006); “Eldorado” (2009); Recusa” (2012); “OE” (2015); “O Dragão de Fogo” (2017). Dentre diversas distinções como ator, foi duas vezes indicado ao Prêmio Shell (2009 e 2012) e recebeu o Prêmio APCA (2012). Participou de séries exibidas pela TV Cultura e para o Canal AXN. Atuou no curta “Natureza Morta”. É autor do livro “Hora de Nossa Hora: o menino de rua e o brinquedo circense” (Editora Hucitec, 2007).

Paula Bittencourt: é paulistana, arte-educadora, atriz e contadora de histórias. Graduada em Pedagogia e em Teatro, Pós-Graduada em Artes e Pós-Graduanda em Arteterapia. Atuou como professora de Artes no Ensino Fundamental I e II em rede pública e particular e como professora universitária na graduação em Artes Visuais e Pedagogia. Ministra cursos de formação para professores e para o público em geral nas áreas de artes, contação de histórias e teatro. Junto à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, pela Oficina Tarsila do Amaral, ministrou oficinas sobre Artes Cênicas e Contação de Histórias em várias cidades do interior paulista. Desde 1998 desenvolve trabalhos artísticos como direção e atuação em peças teatrais e também na área de contação de histórias.

Zeca Sampaio: É Arte Educador com mestrado em Artes Cênicas/ECAUSP e doutorado em Educação/FEUSP. É também ator, diretor e autor de teatro, dedicando-se especialmente ao teatro de rua; no começo dos anos 2000 dirigiu a Trupe Olha da Rua de Santos. Na rua também, participa do Vai Quem Qué, bloco de carnaval de São Paulo, desde 1981. Além disso, é músico, compositor de dezenas de canções. Publicou livros de educação, romance, peças teatrais e livros direcionados ao público infantil. Publicou “O ator vivo: uma abordagem reichiana para a arte do ator” pela editora Hucitec e “O teatro de rua de Zeca Sampaio” pela editora Giostri, além do romance “Tamoios: genocídio em nome de Deus” pela editora Terra Redonda. Acredita que a Arte e a Educação são espaços acolhedores de descoberta e desenvolvimento da identidade pessoal e social.




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS