EN | ES

Ruth Escobar: 60 Anos de Brasil

Publicado em: 06/07/2011 |

Maria Ruth dos Santos Escobar, mais conhecida como Ruth Escobar, nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 1936, e, no Brasil, tornou-se uma das mais importantes produtoras culturais do País, sendo uma das mais notáveis personalidades do teatro brasileiro, empreendedora de muitos projetos culturais especialmente comprometidos com a vanguarda artística.
 

Em 2011, faz 60 anos que ela se mudou para o Brasil, onde casou-se com o filósofo e dramaturgo Carlos Henrique Escobar. E assumiu a produção de espetáculos teatrais jamais vistos antes no teatro brasileiro. Figura controversa, Ruth foi a responsável por uma das montagens mais alucinantes, não apenas no Brasil, mas no mundo: sua produção para “O Balcão”, de Jean Genet, com direção do franco-argentino Victor Garcia, em 1968, faz parte de qualquer lista dos melhores espetáculos de todos os tempos.
 

Para se ter uma ideia do que foi realizado no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, a cenografia ocupava todo o espaço, numa estrutura móvel de aço em que a plateia ficava em suas bordas, enquanto a ação ocorria num palco móvel ou em trapézios, em que as atrizes contracenavam a cerca de 30 metros do chão, sem qualquer cabo de proteção. Além de reunir um elenco de estrelas, como Raul Cortez, Lilan Lemmertz, Sérgio Mamberti, e a presença do próprio autor, Jean Genet, em São Paulo.

 

Essa foi apenas uma das montagens capitaneadas por Ruth Escobar, em suas seis décadas de Brasil. Para saber mais, acesse a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro