Ruídos Vão Invadir a SP Escola de Teatro

Publicado em: 27/10/2011 |

Ele não está interessado na definição tradicional do que é música e destrói toda e qualquer teoria e sistema musical como conceitos culturais. Seu nome é Zbigniew Karkowski, compositor polonês radicado em Tóquio que, mesmo residindo no outro lado do mundo, veio até a capital paulista para realizar algumas apresentações e, também, ministrar um workshop aos aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, neste sábado (29), às 14h30.

Polêmicas a parte, Karkowski é conhecido como um dos maiores compositores contemporâneos e tem um interesse particular na música como algo gregário, ou seja, que tem como função unir as pessoas. Nos últimos 15 anos, tem se dedicado à chamada “Noise Music”. Paralelamente, trabalha nas áreas da música contemporânea escrita, música industrial, pop e performance experimental.

Karkowski apresentou seu trabalho em mais de 30 países, passando por quase todos os continentes. Ele está convencido de que uma responsabilidade do artista atual é viajar, mover-se e trabalhar em todo o mundo, a fim de aprender e compreender as diferentes culturas e tradições, descobrindo a “verdade” sobre a sociedade e o planeta.

Wilson Sukorski, formador do curso de Sonoplastia da Escola, foi o responsável pela organização do workshop, que recebeu o nome de “Processo de Composição e Ferramentas de Trabalho”.

Ele conta que o músico vai ensinar, aos aprendizes e ao público, um pouco de seu modo de trabalho. “Karkowski é um ídolo da garotada. Sempre levo músicas dele para a sala de aula. No encontro, ele vai mostrar como se utiliza de softwares e vídeos para compor”, explica.

“Karkowski é um compositor que trabalha com música de ruído, um som forte, uma estética que está para a música contemporânea, quase como o Punk. Esse é o jogo: ele faz um som poderoso”, observa Sukorski.

O formador revela, ainda, que fez uma parceria com o SESC Belenzinho, local onde o compositor irá apresentar o show “World As Will”, ao lado de Tetsuo Furudate, e conquistou alguns ingressos para os aprendizes. “Quem pediu, conseguiu”, brinca. Assim, ele acredita que este workshop será muito positivo para todos, pois assistir à apresentação do compositor será um complemento e repertório para o encontro com Karkowski.

Confira o trabalho de Zbigniew Karkowski aqui.  www.myspace.com/zbigniewkarkowski

Texto: Renata Forato