Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da SP Escola de Teatro, faz novas e prósperas parcerias com universidades europeias após viagem acadêmica

Publicado em: 31/10/2022 |

Rodolfo García Vázquez. Foto: Arquivo/Adaap

O coordenador da linha de estudo de direção da SP Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez, representou a instituição em cursos que ministrou na Europa no mês de outubro.

A convite dos programas de artes cênicas de Oslo Academy of Theatre (Noruega), Stockholm University of the Arts (Suécia) e The University of the Arts Helsinki (Finlândia), Vázquez lecionou dentro desses cursos universitários sobre pautas que são pilares de suas pesquisas como diretor e professor.

Leandro Vieira, estudante de atuação da SP, é destaque na série Cinema de Enredo, com Paulo Lessa e Ester Dias

“Eu vim pra fazer um tour por universidades do norte da Europa. A primeira foi a Suécia no curso de mestrado do departamento de atuação da Universidade de Artes de Estocolmo com o tema Teatro Ciborgue. Foi bem bacana e conheci pessoas com projetos bem interessantes”, comenta o artista em entrevista ao site da SP Escola de Teatro.

Ele afirmou que entrou em contato também com pesquisadores de Inteligência artificial da Universidade Real de Estocolmo, do departamento de computação e robótica, o que foi muito enriquecedor.

“Depois fui pra Oslo, onde dei um curso de Teatro Decolonial para estudantes do mestrado em direção. Surgiram muitas questões interessantes sobre a temática e como discutir sobre isso dentro dos currículos das universidades europeias”, revelou o coordenador.

Depois, na fase final da viagem, ele retornou a Estocolmo, onde apresentou a temática de Teatro Decolonial- tema de seu doutorado- no mestrado do departamento de direção da faculdade.

“Essa experiência foi bastante rica, apresentei o projeto da SP Escola de Teatro e fomos convidados a visitar outros países e universidades, falando do nosso trabalho, da forma como entendemos a pedagogia teatral. Várias pessoas ficaram interessadas em vir para o Brasil estudar na SP, então essa viagem foi muito bacana para expandir ainda mais nossas fronteiras”, finalizou Vázquez, que ao lado de Ivam Cabral, criou a companhia de teatro Os Satyros há 33 anos, localizada na praça Roosevelt.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol