Roda de Conversa: Antunes Filho Discute Sonoplastia

Publicado em: 08/11/2012 |

A Roda de Conversa foi convocada mais uma vez, agora para discutir sobre “Dramaturgia Sonora e Sonoplastia”. Neste sábado (10), às 11h, Antunes Filho, Ernani Maletta, Martin Eikmeier e Raul Teixeira, os participantes desta edição do encontro, reúnem-se na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e dão corpo a seus pensamentos acerca do tema.

O conteúdo da discussão será publicado na edição #4 da A[L]BERTO, a revista da SP Escola de Teatro, na seção “Ponto de Convergência”. Raul Teixeira, que é coordenador do curso de Sonoplastia da Instituição, será responsável pela mediação do encontro. “O objetivo é descobrir um lugar mais apropriado e respeitado para o sonoplasta na criação teatral”, observa.

Ele também destaca que cada um dos convidados traz bagagens e conhecimentos que, somados, contribuem para uma compreensão mais diversa sobre o assunto.

Antunes, um dos diretores mais conceituados do País – e com quem Teixeira trabalha desde 1988, em várias montagens –, vai resgatar um pouco da história da atividade, lembrando como era desempenhada nos anos 1950, além de procurar caminhos para que um diretor possa criar suas próprias trilhas sonoras.

O ator, músico, compositor e pesquisador Ernani Maletta, por sua vez, vai utilizar sua experiência para falar sobre a preparação de canto e voz para atores, explicitando o seu próprio método de trabalho. Já Martin Eikmeier, que é músico, compositor, pesquisador e formador de Sonoplastia na Escola, aborda aspectos relacionados a composição e canção, suas especialidades e sobre o funcionamento e estrutura do curso oferecido pela Instituição.

A Roda de Conversa é aberta ao público e tem entrada gratuita.

Sobre os Convidados

Com uma trajetória no teatro que alcança seis décadas, Antunes Filho faz parte da primeira geração de personalidades do teatro brasileiro e é considerado um dos principais nomes do movimento de renovação cênica, que ganhou força em 1960 e 1970. Fundador do Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), o qual coordena até hoje, o artista atravessou estilos, trabalhou com nomes como Ziembinski, Adolfo Celi, Luciano Salce, Ruggero Jacobbi e Flaminio Bollini, conquistando alguns dos prêmios mais importantes do teatro nacional.

Ernani Maletta é graduado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Posteriormente, obteve Doutorado em Educação pela mesma universidade, defendendo a tese intitulada “A Formação do Ator para uma Atuação Polifônica: Princípios e Práticas”. Com o Grupo Galpão, assinou a direção musical e os arranjos de uma série de espetáculos, trabalhou em várias montagens com o diretor Gabriel Villela e ainda atuou em algumas peças.

Martin Eikmeier é formado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, e Mestre e Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2003, foi convidado para integrar a Companhia do Latão, onde atua como diretor musical e compositor. Desde sua primeira formação, continua trabalhando com cinema, área na qual esteve envolvido em uma série de projetos em ficção, documentário e animação. Também foi professor em universidades, na Academia Internacional de Cinema e hoje é formador do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro.

Raul Teixeira é sonoplasta, diretor artístico do Teatro Santa Cruz e do Teatro da Vila, e presidente do grupo de teatro Macunaíma, além de coordenador do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro. Trabalhou ao lado de Antunes em várias oportunidades e também com diretores como João Falcão, Jorge Takla, Miguel Falabella, Aderbal Freire Filho, Daniela Thomas, Guel Arraes, Hector Babenco, Renato Borghi, Fauzi Arap e Marco Antonio Braz.

Roda de Conversa: “Dramaturgia Sonora”

Participantes: Antunes Filho, Ernani Maletta, Raul Teixeira e Martin Eikmeier

Quando: Sábado (10), das 11h às 13h30