Ritual de Preparação

Publicado em: 19/04/2011 |

“Hoje em mim, entre o céu e a Terra…”. Esta é a frase recitada pelos aprendizes de um dos grupos do Módulo Azul da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, durante o “ritual” realizado por eles antes de alguns exercícios preparatórios para o Experimento.

Essa etapa se inicia com a reunião do grupo, que se concentra por alguns instantes antes de estender uma toalha branca no chão e molhá-la. Então, cada um dos aprendizes se agacha e molha as mãos e os pés enquanto proclama as palavras citadas acima seguidas de outras que expressam seu estado de espírito no momento.

Segundo o aprendiz de Iluminação Marcel Masson, o ritual foi proposto pelos aprendizes de Humor. “Na última semana, por exemplo, trouxemos velas e acendemos. É uma coisa meio ritualística mesmo, mas sem nenhuma bandeira. Dentro da performatividade, buscamos novas formas de interação“, ressalta. “Sempre fazemos essa reunião antes dos exercícios para nos concentrar”, completa o aprendiz de Sonoplastia Léo dos Santos Saldanha.

“Esse é o momento do Processo em que os aprendizes se reúnem para fazer experimentações, propor idéias para o Experimento”, explica o coordenador do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro, Raul Teixeira.  “Agora eles estão livres para experimentar o que quiserem. Vão juntar tudo o que aprenderam para extrair o melhor”, finaliza.