Revista A[L]BERTO Online

Publicado em: 08/08/2012 |

Gosta de boa leitura e de discutir e de pensar o teatro? Então, corra já com seu mouse e cursor até o link que está na home do portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e leia, na íntegra, a primeira edição de A[L]BERTO, a Revista da SP Escola de Teatro, aqui.

A publicação, lançada em dezembro de 2011, abre espaço de debate para a cena teatral contemporânea. Com tiragem de 4 mil exemplares, possui edições temáticas coordenadas por Silvana Garcia. O primeiro número, que está no ar no site, aborda a questão do “ator no centro do palco” e traz um dossiê Alberto Guzik, com textos jornalísticos do professor, crítico, dramaturgo, diretor e ator que dá nome à revista.

Batizado com o primeiro nome de Guzik, o periódico nasceu com a perspectiva do confronto de ideias próprio do artista que, nas palavras do Diretor Executivo da SP Escola de Teatro, o ator Ivam Cabral, não temia o risco e possuía uma visão plural sobre a vida e a arte. A versatilidade e a abertura de Alberto Guzik inspiraram a publicação que traz, desde a opção gráfica do título, o conceito do convívio entre pontos de vista diversos.

A[L]BERTO começa com o bloco temático ligado a aspectos de cada processo criativo, incluindo a transcrição de uma roda de conversa entre artistas, estudiosos e pensadores da área, com a finalidade de registrar o espírito desses eventos de modo coloquial. As demais seções destinam-se a leituras críticas de espetáculos, contribuições técnicas de profissionais, como iluminadores, sonoplastas e cenógrafos, interface com outros tipos de arte, enriquecendo a leitura de nosso panorama cultural, assim como espaço para resenha de livros e relato de eventos relevantes ao exercício do ofício de forma mais ampla.

Texto: Majô Levenstein