EN | ES

Ressignificação de traços regionais do teatro e seus modos de produção contemporâneos é a temática desta terça, 23, do seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”

Publicado em: 23/08/2022 |

Nesta terça-feira, 23, acontece o segundo encontro da 1ª Edição do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Gestora da SP Escola de Teatro, e o Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. O evento acontece até sábado, 27, todos os dias, das 15h às 17h, com acesso gratuito. Há interpretação simultânea em libras.

Espetáculo Não Somos Amigas estreia na sede Roosevelt da SP destacando embate geracional entre duas mulheres

Hoje, a temática é a ressignificação de traços regionais do teatro e seus modos de produção contemporâneos, com a participação de Miriam Vieira, Flávio Melo, Antonio Chapéu e André Ravasco.

O objetivo da sessão é analisar e difundir festas e rituais populares que propõem formatos híbridos de representação e como os modos de produção contemporâneos teatrais se constituem.

Conheça os convidades, convidadas e convidados:

Miriam Vieira: já foi Secretaria da Confederação de Teatro Amador do Estado de São Paulo – COTAESP (1985/86/87) – Diretora da Regional Sudeste da CONFENATA – Confederação Nacional de Teatro Amador – (1985/86/87) – Presidente da CONFENATA – Confederação Nacional de Teatro Amador – (1987/88/89) e Vice Presidente da mesma entidade (1989/90/91) – Presidente da FESTA – Federação Santista de Teatro Amador (1989-1991). Coordenadora do Projeto Carlitos da Secretaria Municipal de Cultura de Santos/SP (1989/90/91/92) – produção e assistente de direção – A Idade do Sonho – direção, atriz e produção Viagem ao Coração da Cidade – atriz e produção- A Maldição do Vale Negro – atriz e produção- Single Singers Bar – atriz e produção-Geração Trianon – atriz e produção – Foi produtora do espetáculo De Onde Vem o Verão de Carlos Alberto Soffredini com Direção de Neyde Veneziano. Produtora e figurinista da Encenação Caminhos da Independência – Cubatão 2010 e 2011. Em 2011, dirige Reclame – uma história de amor, com a Cia Teatral Cenicomania, em cartaz. Produtora executiva das 30. Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Produtora do I Festival de Estátua Viva de Santos 2012. Produtora da Paixão de Cristo em Cubatão 2012. Diretora e produtora de “As Rodriguianas” Mirada – 2012. Produtora da Encenação da Vila de São Vicente. Diretora e Produtora do espetáculo “É Doce Ou Salgado? Com o Coletivo Sanatório Geral – 2015. Orientadora do espetáculo “Rua da Amargura” da Cia Héteros de Teatro – 2015. Oficineira de Teatro das Oficinas Culturais Oswaldo Névola Filho de São Vicente – 2015. Diretora de Eventos da Secretaria da Cultura de São Vicente 2013 a 2016.Diretora de Cia Cena Preta de Teatro. Gritaram-me Negra em 2017/2018. Diretora de Willian… e Nós… Coletivo Makesheke 2017/2018. Orientadora do FESCETE Categoria Monólogos – junho 2018. Diretora do espetáculo “Benjamin – O Filho da Felicidade” – Cia Trilha de Teatro – 2018 /2019 (em cartaz). Diretora do espetáculo “IMPERATRIZES” – Teatro do Kaos 2018. Diretora do espetáculo “O Livro Proibido de Madalena” – Cia Pixotes & Quixotes – 2019 – (em cartaz).

Flávio Melo: é membro fundador do grupo teatral Nativos Terra Rasgada (2003 – atual), e é Coordenador de Projetos artísticos e pedagógicos do Espaço Cultural dos Rodoviários de Sorocaba. É doutorando em teatro na UNESP/IA onde pesquisa “A Comicidade no teatro de rua: expedientes sobre o popular, risível e subversivo” com orientação do Prof. Alexandre Mate. É Mestre em Educação pela – UFSCAR/Sor., Dissertação – Teatro de Grupo: utopia e realidade de uma existência no tempo. Sob orientação da Profa. Maria Carla Corrochano. É especialista em Metodologia do Ensino de Artes, graduado em Teatro/Arte-Educação, cursou extensão em Apontamentos Conceituais Sobre Teatro de Rua na UNESP/IA e Técnico Ator pelo SENAC/Sorocaba. Foi professor da Universidade de Sorocaba – UNISO (2016-2017), foi professor de montagem e dramaturgia no Conservatório de Tatuí (2017 – 2021). Foi professor (convidado), de Teatro de Rua no SENAC Sorocaba (2016 – 2018). Foi coordenador e professor de interpretação e montagem na Escola Técnica de Arte e Comunicação – ETAC (2007 – 2010). Atualmente está dirigindo e atuando em três processos teatrais.

Antonio Chapéu: ator e diretor teatral. Formado em Comunicação Social na UNIMEP, com especialização em Arte Educação pela Esalq/USP. Coordenou o Setor de Teatro da UNIMEP/Universidade Metodista de Piracicaba durante 31 anos. Um dos fundadores do Grupo Andaime Teatro em 1986. Gestor do Ponto de Cultura Garapa e Projeto Plantando Sonhos – Memória e Criação Teatral na Escola. Atua na formação de artistas cidadãos.

André Ravasco: é artista das artes da cena. Ator, diretor teatral, produtor cultural, pesquisador e curador. É integrante da Cia. do Trailler – Teatro em Movimento e do Estranho Coletivo, além de ser um dos diretores artísticos do “Teatro Marcelo Denny”, espaço dedicado à pesquisa, formação e difusão teatral em São José dos Campos.




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS