Repertório e Técnicas de Crítica Teatral

Publicado em: 23/02/2012 |

Compreender o cenário do teatro contemporâneo exige exercício de crítica e repertório. De olho nesse assunto, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco oferece um novo curso de Extensão Cultural, Exercício de Crítica Para a Cena Teatral Contemporânea, que tem suas inscrições abertas de 24 de fevereiro até 16 de março. As aulas serão ministradas de 3 de abril até 29 de maio, às terças e quintas, das 19h às 22h, na SP Escola de Teatro, localizada na Praça Roosevelt, 210.

O orientador do curso, Kil Abreu, é jornalista e pesquisador de teatro. Pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), foi crítico do jornal Folha de São Paulo e da revista Bravo!, dirigiu o Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura/SP e foi curador dos festivais de teatro de Curitiba e Recife. Durante oito anos, também foi jurado do Prêmio Shell.

Antes de se tornar consultor pedagógico da SP Escola de Teatro, cargo que ocupou durante alguns meses em 2011, Abreu ministrou aulas na Escola Livre de Teatro de Santo André, onde também ocupou o cargo de coordenador pedagógico. No teatro, encenou as peças “Ensaio Para Danton” (1997), ao lado de Sérgio de Carvalho, e “Pequena História do Jesus Baiano” (1999). Atualmente, é membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e curador do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Como pesquisador, mantém estudos sobre o teatro brasileiro contemporâneo.

O curso é destinado a estudantes de teatro, letras, autores, atores, diretores, jornalistas e interessados na crítica teatral, com experiência nas suas respectivas áreas de atuação e domínio do texto escrito.

Para se inscrever, clique aqui e preencha a ficha com seus dados, currículo e carta de interesse. A seleção é feita por meio da análise dos documentos exigidos. O resultado será divulgado no dia 20 de março, e os aprovados receberão a ficha de matrícula por e-mail. Se for necessária, a segunda chamada será realizada no dia 23 de março. Boa sorte!

Texto: Leandro Nunes