Relações da Psicanálise com as Artes Cênicas

Publicado em: 23/07/2010 |

Refletir sobre a interface entre psicanálise e teatro é uma proposta da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com a organização de dois cursos de Difusão Cultural que buscam pluralizar as discussões acerca das Artes Cênicas: “Diálogos Psicanálise Teatro e o Campo das Artes”, com Sérgio Zlotnic, e “Experiência Artística, Psicanálise e Contemporaneidade Diálogos entre Francis Bacon e Freud”, com Giovanna Bartucci. Os dois procuram exatamente essa aproximação da psicanálise com as artes, criando um diálogo com o teatro numa via de mão dupla.

“O teatro se faz com sujeito e a psicanálise fala de sujeitos”, explica Juliano Casimiro, coordenador dos Cursos de Difusão da SP Escola de Teatro. “A ideia é desenvolver a área de conhecimento artístico voltado para o teatro. A psicanálise pode lidar diretamente com as artes e isso pode ser expandido para o teatro, num dialogo lógico.”

Saiba mais sobre os cursos e faça sua inscrição aqui

Texto: Renata Forato | Foto: Acervo Pessoal/Rodrigo Meneghello