Reestruturado, SP Dramaturgias retorna em 1º de abril

Publicado em: 27/03/2014 |

É hora de receber de volta o SP Dramaturgias, projeto de leituras dramáticas de textos inéditos de autores contemporâneos promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Após uma parada para reestruturação, na próxima terça-feira (1º/4) será realizada a primeira edição de 2014, com o texto “Habeas porcus”, do ex-aprendiz Lucas Leonardo Venturin. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Neste primeiro semestre, o projeto terá orientação de Camila Damasceno, aprendiz egressa do curso de Dramaturgia da Escola, e continuará servindo como atividade de contrapartida da Bolsa-Oportunidade concedida pelo Programa Kairós – 14 dos aprendizes contemplados com a Bolsa participarão das quatro leituras realizadas ao longo do semestre.

Edição do SP Dramaturgias de 2013 (Foto: André Stefano)

Os encontros, semanais, vão mesclar ensaios práticos para as leituras e encontros para discussão de textos teóricos e peças teatrais. As referências teóricas vão de Aristóteles a Sarrazac e Ryngaert e discutirão questões formais de dramaturgia e o lugar do texto no teatro contemporâneo.

Já as peças poderão ser nacionais ou internacionais, e mesclarão textos de estruturas mais dramáticas – como “Um bonde chamado desejo”, de Tenesse Willians e “Um inimigo do povo”, de Ibsen – a obras contemporâneas, de estruturas mais performativas – por exemplo, “Agro negócio”, de Marco Catalão e “O quarto”, de Harold Pinter.

A escolha dos textos será norteada pela preocupação de tratar de assuntos pertinentes tanto aos aprendizes do módulo Azul quanto aos do módulo Verde.

SP Dramaturgias: “Habeas porcus”

Quando: Terça-feira (1º/4), às 19h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação