“Recusa” entra em cartaz no Itaú Cultural

Publicado em: 07/03/2013 |

Um dos espetáculos mais comentados do ano passado, “Recusa”, da Cia. Balagan, voltou ao cartaz, desta vez no Itaú Cultural, onde permanece até domingo (10), com entrada gratuita.

Em sua primeira temporada, a montagem foi apresentada no espaço cênico da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, integrando a mostra “Recusa e Prometheus: Uma Simetria Invertida”, que levou ao público peças, filmes, shows, palestras e debates. Essa foi a primeira vez que um grupo de teatro cumpriu temporada na Instituição. “Foi um orgulho imenso para nós, da Escola, recebermos a companhia da Maria Thais. Uma honra mesmo”, disse Ivam Cabral, diretor executivo da Escola.

Na peça, escrita por Luís Alberto de Abreu e dirigida por Maria Thais, os atores Eduardo Okamoto e Antonio Salvador dão vida a dois índios que apareceram no município de Ji-Paraná, em Rondônia, no ano de 2008. Integrantes de uma tribo que até então era dada como extinta há duas décadas, eles recusavam qualquer contato com o homem branco.

O processo de criação da montagem começou em 2009 e durou cerca de três anos. Entre as etapas, os integrantes da companhia conviveram por um período com o povo indígena Paiter Suruí, na aldeia Gapgir, em Rondônia.

O trabalho rendeu vários prêmios e indicações ao grupo: os atores Eduardo Okamoto e Antonio Salvador levaram, ambos, em empate, o prêmio de Melhor Ator da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte); o prêmio de melhor trabalho apresentado em sala convencional e melhor projeto sonoro, no Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2012; além de quatro indicações ao Shell (direção, ator, cenário e música).

Relembre aqui a temporada que o espetáculo fez na Escola em nossa Galeria de Fotos. Para conferir a entrevista com Maria Thais feita por Ivam Cabral, clique aqui.

Peça: “Recusa”

Quando: Terça a sábado, às 20h; domingos, às 19h (até 10/3)

Onde: Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 – Bela Vista