Realismo em Pauta nos Cursos de Difusão Cultural

Publicado em: 18/02/2011 |

Ministrados por grandes nomes do teatro e com suas temáticas concentradas na reflexão, iniciação e produção das múltiplas áreas relacionadas às artes cênicas, os cursos de Difusão Cultural, oferecidos pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, neste semestre, já receberam mais 1.400 inscritos.

Em meio a uma grande variedade de temas, um dos destaques é o curso “Formas do Realismo e Emergência da Performance na Cena Contemporânea”, ministrado pelo jornalista Kil Abreu, pós-graduado em artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), além de crítico do jornal Folha de S. Paulo e diretor do Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura/SP.

Dividido em dois módulos, o curso pretende delimitar as relações entre teatro e realidade sob os pontos de vista histórico e estético e trazer um panorama do Realismo às intervenções sobre “o real” na cena contemporânea, além de questões de estética como imitação/realismo e abstração.

No primeiro módulo, Abreu se baseará no confronto entre a forma artística e o processo social, em busca de estabelecer nos participantes um olhar crítico sobre o teatro atual brasileiro no que se refere à cena realista e a realidade nas fronteiras da performance.

Alexandre Mate, Mestre em Teatro pela (ECA/USP) e Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, também pretende realizar uma viagem teatral pela eclosão do movimento Realista, desde a chamada Pré Ecole Du Bon Sens, passando pela dramaturgia significativa e principais autores do movimento.

As inscrições para os cursos de Difusão Cultural ainda não terminaram e os interessados devem se inscrever até as 18h, de hoje (18/02), por meio do link.

Aproveite!