EN | ES

Reabertura do Cine Bijou emociona Patrícia Pillar e Os Satyros em noite de celebração ao cinema nacional; confira!

Publicado em: 26/01/2022 |

Reinauguração do Cine Bijou na Praça Roosevelt em São Paulo. | Foto por Andre Stefano @fotosdeteatro

Nesta última terça-feira, 25, aconteceu um evento histórico na Praça Roosevelt, com a reabertura de um dos espaços mais únicos e simbólicos da cidade de São Paulo: O Cine Bijou. A comemoração foi um sucesso! Entre as presenças ilustres que foram prestigiar esse momento tão importante estiveram Hubert Alquéres, referência da educação brasileira e conselheiro da ADAAP, os poíticos Celso e Carlos Giannazi, que são grandes apoiadores da cultura, e uma das artistas fundamentais para realização dessa ação,  a atriz e diretora Patrícia Pillar.

A estrela celebrou e agradeceu a Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, fundadores da Cia. de Teatro Os Satyros e novos gestores do cinema. “Estou com o coração transbordando de amor!”. Patrícia enalteceu a parceria e elogiou os artistas: “Esses dois são uns guerreiros. Eu sou fã absoluta deles, como atores, diretores e líderes de uma companhia incrível”.


Ivam Cabral, diretor executivo da SP, relatou como foi o processo da reforma e reabertura do espaço, pontuando o papel central da atriz durante toda essa trajetória. “Eu contei para ela do projeto e ela entrou no meio: ajudou no aluguel, na campanha de financiamento coletivo, e em muito mais.”  Ele contou que sempre admirou a história do cine bijou e seu papel na cultura cinematógrafica brasileira, um espaço que formou uma grande geração de cinéfilos e se consagrou como um dos representantes da oposição à ditadura. Por isso, assim que ele e Rodolfo descobriram que aquele espaço poderia se tornar uma igreja ou bar, decidiram reconstruir aquele centro histórico.

“De cinco anos de contrato, já se foram três.” conta Ivam. “O primeiro ano foi de muito trabalho, no entanto, não contávamos com uma pandemia.” O artista agradece Patrícia e também retribui os elogios: “Foi mais fácil sonhar com você Patrícia, tinha que ser! Eu não acho que você seja só uma atriz incrível e famosa, você é uma mulher incrível, que está a frente do seu tempo. Eu costumava pensar: ‘Quando eu crescer eu queria ser Patrícia Pillar.”

Carlos Gianazzi, deputado estadual do Estado de São Paulo e um dos apoiadores do projeto, também elogiou a iniciativa no discurso de abertura.

“O Cine Bijou é um espaço de resistência, tanto na cultura, quanto na política brasileira, não é qualquer coisa”.

Para Celso Gianazzi, irmão do deputado e vereador pela Cidade de São Paulo, a reabertura da sala de cinema tem um valor imensurável para a cultural paulistana.

“É um prazer estar aqui, recebendo também como paulistano esse presente dos integrantes do Satyros, que contribuem tanto com educação e cultura. Há três anos quando ouvimos a primeira fala do Ivam e da Patrícia sobre o desejo de levar à frente esse projeto, achei que seria muito difícil, veio a pandemia e isso se tornou ainda mais complicado, mas deu tudo certo e estou muito feliz e emocionado de fazer parte dele.”




Relacionadas:

Notícias | 29/ 03/ 2024

Festival de Curitiba cria Mostra Surda de Teatro com ingressos gratuitos

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS