Ranieri Gonzalez: O Ator no Teatro Contemporâneo

Publicado em: 07/05/2013 |

O espaço, a função e as características do ator no teatro contemporâneo serão discutidas no Bate-Papo Online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove nesta quinta-feira (9), das 16h às 17h, aqui no portal, com participação do ator e figurinista Ranieri Gonzalez.

Membro da Companhia Brasileira de Teatro, Gonzalez iniciou sua trajetória teatral em 1986, em sua terra natal, integrando o Curso de Ator do Colégio Estadual do Paraná. Antes de concluir, entrou para a Companhia de Teatro NBP Produções, onde ganhou seu primeiro prêmio: uma menção honrosa do Troféu Gralha Azul por seu trabalho em “Cegonha Boa de Bico”, de Marilu Alvarez.

Na primeira metade dos anos 1990, trabalhou com os principais diretores paranaenses, entre eles Marcelo Marchioro, Edson Bueno, Cleon Jacques, João Luiz Fiani, Enéas Lour e Fátima Ortiz.

Em 1995, durante a temporada carioca de “História de Cronópios e de Fama”, adaptação da obra de Julio Cortázar, dirigida por Cristina Pereira, foi convidado para participar da Oficina de Atores da Rede Globo. Mas o primeiro papel só viria depois de dois trabalhos teatrais importantes para sua carreira: “A Aurora da Minha Vida”, de Naum Alves de Souza, com direção de Gabriel Villela, e “Juventude”, direção de Felipe Hirsch.

Em 2009, passou a fazer parte da Companhia Brasileira de Teatro, recebendo o Prêmio Gralha Azul de Melhor Ator por seu desempenho no espetáculo “Vida” (2010), com texto e direção de Marcio Abreu, inspirado na obra do poeta Paulo Leminski. No coletivo, além de ator, Ranieri também assume a função de figurinista, assinando os figurinos das montagens de “Oxigênio” e “Isso te Interessa?”. Como ator, atuou ainda em “Isso te Interessa?” e “Esta Criança”, em 2013.

No cinema, fez participações em filmes como “Olga”; na TV, interpretou em várias séries e novelas, entre elas “Esperança”, “JK”, e “Casos e Acasos”.

Participar do Bate-Papo Online é fácil. Basta acessar o chat na data e hora marcadas. Não perca!

Bate-Papo Online com Ranieri Gonzales
Tema: “O Ator no Teatro Contemporâneo”
Quando: Quinta-feira (9), das 16h às 17h
www.spescoladeteatro.org.br/chat