Que venha a Satyrianas 2013!

Publicado em: 12/11/2013 |

Quando a Primavera chega em São Paulo, traz consigo algumas certezas, como o aumento da temperatura, o desabrochar das flores e… a Satyrianas!

E é neste mês de novembro, no auge da estação, que tem início mais uma edição da Satyrianas – Uma Saudação à Primavera, evento que ocupa o centro da cidade, durante 78 horas ininterruptas, com muita arte e cultura, em uma intensa programação composta por espetáculos, música, cinema, fotografia, literatura e performance.

Parte do Calendário Oficial do Estado de São Paulo desde 2009, a Satyrianas, que chega à sua 14ª edição, adota “Primavera Expandida” como tema deste ano. Realização da Cia. de Teatro Os Satyros, o evento tem idealização e curadoria geral de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, respectivamente diretor executivo e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A coordenação geral é de Gustavo Ferreira, produtor cultural na Escola.

A abertura dessa festa acontece na quinta-feira (14), às 18h, na Praça Roosevelt, com o samba do Mestre Adamastor. Na sequência, às 18h30, o grupo ShinkyoDaiko se apresenta com seu músicos do Departamento de Taikô do Clube Receativo e Esportivo Nipo Brasileiro de São Caetano do Sul. Depois, às 19h30, é hora de Rock’n’roll e Blues com a banda Fábrica de Animais, liderada pela atriz e cantora Fernanda D’Umbra, que cumpre residência artística na Escola.

E a programação continua até domingo (17), com mais de 500 atividades, realizadas em quase 50 espaços espalhados pelo centro, inclusive a Sede Roosevelt da Escola. As atrações para todas as atrações funcionam no sistema “pague quanto puder”.

Como destaque desta edição, além do já tradicional AutoPeças, que faz encenações dentro de veículos, e da Satyricães, que tem feira de adoção de animais, arrecadação de alimentos, cãominhada, entre outras atividades, o evento estenderá suas ações para outros países: é o projeto Conexões Internacionais, que conecta a Satyrianas com o mundo e o mundo com a Satyrianas, por meio da apresentação, via internet, de performances e espetáculos de artistas de países como França, Portugal, Estados Unidos e Uruguai.

“Esta será, definitivamente, a maior edição da Satyrianas. É quase assustador perceber o tamanho e a dimensão que esse evento ganhou. Pela primeira vez, teremos atividades em vários países, e, cada vez mais, abraçamos outras linguagens. Tudo isso só foi possível graças aos nossos incríveis parceiros, como a SP Escola de Teatro e o Parlapatões, que têm abrilhantado ainda mais nossas ações”, afirma Ivam Cabral.

Na SP Escola de Teatro

Alguns dos destaques da programação estarão na Sede Roosevelt. Por exemplo, o já tradicional DramaMix, com peças curtas inéditas de 40 autores, e o Ouvi Contar, que realiza leituras dramáticas de textos teatrais inéditos em domicílio.

O prédio também sediará o projeto Satyras da Dança, que traz apresentações de dança; performances; a Feira literária da Editora Perspectiva; e os espetáculos “Banana mecânica”, “Relógios de areia”, “persistência da memória”, “Ecos de Muller”, “Frida Kahlo – Calor e frio”, “Otto”, “Poeira cósmica”, “Histórias curtas sobre amores inacabados”, “Eu sei que vou te amar”, “O que terá acontecido a Nayara Glória”, “Sohnos”, “A ida ao teatro”, “Alá autorizara Maomé a casar-se com a filha de seis anos de seu amigo Abu Bakr”.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial da Satyrianas 2013.

Satyrianas 2013 – Uma Saudação à Primavera

Quando: De 14 a 17 de novembro