Projeto Escola Vermelha – Doadores Externos

Publicado em: 15/05/2013 |

Boas-novas! Até agora, entre aprendizes, formadores e funcionários da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, mais de 50 pessoas se comprometeram a participar do Projeto Escola Vermelha, que está mobilizando toda a Instituição. O programa visa reunir, no mínimo, 100 pessoas para fazer sua doação à Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e Grande São Paulo.

É preciso atingir esse número de doadores para que seja acionado o serviço de coleta externa da Pró-Sangue, disponibilizado por meio de agendamento prévio. Assim, a coleta acontecerá aqui mesmo na Escola, em data a ser definida, a partir do momento em que os cem voluntários forem cadastrados.

Na data da coleta externa, a Pró-Sangue providencia a logística necessária para efetuar o serviço, disponibilizando van, uma equipe composta de médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, além de lanche, cadeiras para doação e outros equipamentos. De quebra, depois da doação, cada doador receberá, em casa, o resultado de seu hemograma completo.

Para quem ainda não sabe, a ideia da Escola Vermelha surgiu do fato de que, no Inverno, as doações de sangue costumam despencar. Neste ano, a situação está mais crítica ainda. A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, por exemplo, está operando com 30% de seu estoque do Banco de Sangue. Além disso, o estoque do tipo O+, doador universal, está 95% abaixo do ideal.

Doadores Externos

E com o objetivo de atingirmos o mais breve possível o número necessário de doadores, resolvemos estender o Projeto Escola Vermelha a todos os amigos e familiares de aprendizes, formadores e funcionários, que estejam a fim de participar dessa empreitada. Os interessados em doar sangue devem atentar para os pré-requisitos a seguir e enviar e-mail para [email protected]. Participe!

Para doar sangue é preciso:
– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

– Pesar no mínimo 50 quilos.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários
–  Resfriado: aguardar 7 dias.

– Gravidez.

– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem nos últimos 12 meses.

– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Texto: Majô Levenstein