Projeto Escola Vermelha

Publicado em: 14/06/2012 |

Como bem lembrou Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, em texto publicado aqui no portal, a Instituição, além de desenvolver ações pela sustentabilidade e pelo meio ambiente, como o Projeto Escola Verde, também pensa nas relações humanas, que expressam a conscientização que a Escola tem perante a sociedade. “São contribuições que podem proporcionar mudanças não apenas em seu território, mas em todo seu entorno”, observou Ivam.

Pensando nisso, acaba de ser lançado na SP Escola de Teatro o Projeto Escola Vermelha, que visa incentivar a doação de sangue de funcionários, formadores e aprendizes para a Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e Grande São Paulo. E a ação vem bem a calhar. Afinal, hoje (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue!

A ideia da Escola Vermelha surgiu da notícia, veiculada em jornais e TVs de todo o País, sobre o fato de que, no inverno, as doações de sangue costumam despencar. Neste ano, a situação está mais crítica ainda. A Santa Casa, por exemplo, está operando com 30% do estoque de seu Banco de Sangue. E o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já deu sinal de alerta sobre o assunto.

Assim, convocamos aprendizes, formadores e funcionários da SP Escola de Teatro para doarem sangue. Como? Aqui mesmo na Escola. A Fundação Pró-Sangue tem um programa chamado serviço de coleta externa, disponibilizado por meio de agendamento prévio. Para receber o programa aqui na Escola, é imprescindível reunir grupos a partir de cem pessoas.

Na data da coleta externa, a Pró-Sangue providencia a logística necessária para efetuar a coleta, disponibilizando van, uma equipe composta de médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, além de lanche, cadeiras para doação e outros equipamentos.

Para doar sangue é preciso:

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

– Pesar no mínimo 50 quilos.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários:

–  Resfriado: aguardar 7 dias.

– Gravidez.

– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem nos últimos 12 meses.

– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Os interessados em doar sangue devem atentar para os pré-requisitos acima e enviar e-mail para [email protected].

Texto: Majô Levenstein