Projeto do Teatro de Narradores leva ao palco textos de aprendizes egressos da SP Escola de Teatro

Publicado em: 09/06/2014 |

O Teatro de Narradores apresenta, neste mês, o projeto Cenas Insurgentes, ação que visa à associação com diversos artistas e coletivos. No primeiro módulo, a parceria se dá com o Coletivo de Dramaturgos, formado por aprendizes egressos do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, coordenado por Marici Salomão.

A mostra promove a estreia de quatro dramaturgos, que trabalham com jovens diretores e atores, em processo orientado pelo dramaturgo e diretor do grupo, José Fernando de Azevedo, durante atividades formativas na Escola. As peças ficam em cartaz de 13 a 22 de junho em diferentes espaços teatrais da cidade, todas com entrada gratuita.

O primeiro espetáculo será “Vende-se”, de Marco Keppler, apresentado no Teatro Leopoldo Fróes. A questão que move o texto é: Desfazer-se de um bem é desfazer-se de memórias? Um imóvel é posto a venda e nesse processo lembranças são ressuscitadas. As recordações que vêm à tona reacendem um fervilhão de emoções de pessoas que um dia já estiveram ali, revelando o real motivo da venda. Com direção de Victor Ribeiro, no elenco estão Carol Rodrigues, Herácliton Caleb e Lauanda Varone.

Em “Nomes, verbos e objetos”, de Jairo Alves, um homem desempregado se envolve em situações que desvelam o fino tecido das relações sociais. Sob direção de Eder Bastos, os atores Juliana Ostini, Débora Ribeiro, Tom Paranhos sobem ao palco do Teatro Alfredo Mesquita.

O terceiro texto é “Restos”, de Mariana Menezes, montado no Teatro Cacilda Becker com direção de Vane. Já não há mais as figuras familiares, senão suas ausências materializadas em imagens e documentos que restam. Quando se propõe a reconstituir as experiências dessa família, sob o ponto de vista da voz sobrevivente que catalisa sensivelmente suas histórias, o processo de identidade, aos poucos, se torna insustentável. No elenco, Luan Afonso e Tamiris Maróstica.

“Habeas Porcus”, de Lucas Venturin, fecha o módulo com sessões no Teatro Zanoni Ferrite. Quase 50 anos depois, a vida segue pacata na atual residência de Sérgio, uma fazenda de porcos. Ele tem agora apenas a companhia de sua esposa Maria e do capataz, Carlos. Tudo corre bem e tranquilo até que, com o embaralhar de uma mente de idade avançada, as décadas, os rostos e os “corpus” se confundem… Pode um torturador ficar traumatizado com seus próprios atos? Direção de Jonas Mendes e atuação de Cristiano Alfer, Cristina Santos e Rodrigo Mazzoni.

Fichas técnicas

Cenotecnia: Caio Hirabara

Figurino: Valença Keity

“Vende-se”