Projeto Corpo-Educação-Arte

Publicado em: 24/03/2011 |

Utilizando técnicas corporais do teatro, da mímica, da dança e da performance, a atriz e diretora Silvana Abreu vai comandar a vivência artística e performática “Corpo-Educação-Arte”. Gratuita e aberta ao público, a vivência será realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre os dias 02 de abril e 25 de junho, em São Paulo e as inscrições vão até amanhã (25/03).

O projeto, parceria da Cia. Silvana Abreu com o Ponto de Cultura Escola Nômade de Filosofia, é baseado na Dramaturgia do Desejo, pesquisa de linguagem artística desenvolvida por Silvana, que busca a investigação das múltiplas implicações do conceito de dramaturgia, principalmente, em sua raiz corporal, e vai desde a narrativa tradicional até os processos orgânicos envolvidos numa dramaturgia integral.

A linha de pesquisa envolve, ainda, o treinamento técnico de mímica, teatro físico e dança, estudos sobre teatro, performance, música, cinema, artes plásticas e a filosofia contemporânea nos temas da ética, da estética, da afirmação, do acontecimento e da potência criativa. Além disso, a Dramaturgia do Desejo se debruça no trabalho psicocorporal, como o desbloqueio de tensões com fundamentação neo-reichiana, e na criação autoral baseada na configuração única “corpo-pensamento-emoção-desejo” de cada artista envolvido no processo.

A Escola Nômade de Filosofia, do filósofo, professor e arquiteto Luis Fungati, é um movimento de pensamento livre, desvinculado de modelos racionais, morais ou religiosos que pratica o pensamento como potência de criar modos de existir, sem pressupor princípio formal fundador. O diferencial de suas atividades e de sua prática constitutiva de rede é propiciar e construir uma atmosfera de pesquisa e experimentação não encontrada nos outros meios institucionais de pesquisa.

Voltado para professores e alunos de escolas e faculdades públicas, a partir de 15 anos, a vivência artística conta com experimentos práticos para expressar criativa e poeticamente as questões e problemas enfrentados diariamente no processo educativo escolar. Ao final desse período, os participantes apresentarão, em conjunto, uma performance pública, resultado do processo e das vivências.

Ao todo, serão três meses de encontros aos sábados, das 14h30 às 17h30, até o dia 25 de junho. As inscrições devem ser feitas por meio do blog corpoeducacaoarte.blogspot.com. As vagas são limitadas.