Desde a última segunda-feira, 23, a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro está recebendo a 11ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans, até o dia 29 de janeiro. Com entrada gratuita, a programação especial está sendo híbrida, com atividades presenciais e online.
O projeto é idealizado pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), que gere o projeto da SP Escola de Teatro, em conjunto com entidades parceiras.
Nesta quinta-feira, 26, o dia se inicia às 16h com a segunda roda de conversa da semana sobre o tema Trans Superação, no Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont. Logo em seguida, as atrações se voltam inteiramente para a unidade da Praça Roosevelt da SP, com a mesa-redonda que discutirá sobre Intersexualidade e gênero neutro, às 18h, e com a performance ilusionista Burlesque/Mágica, da transex mágica Kassandra Taylor, às 20h. Os ingressos do espetáculo podem ser retirados via Sympla.
O SP Transvisão é um movimento sociocultural de legitimação e representatividade dos corpos trans, desenvolvido com profissionais especializados em cada área e promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+.
Na abertura da programação, a grande novidade foi o lançamento do Podcast Transvisão e os próximos dias ainda contam com outras mesas de debates, shows, performances artísticas, documentário, ação solidária e entrega do Prêmio Claudia Wonder para personalidades trans que se destacam em diversas áreas, entre outras atividades.
Confira todas as informações da programação de quinta-feira (26/01/2023):
Mesa 1
Tema: Roda de conversa Trans Superação 2
Local: CCLGBTI Laura Vermont
Avenida nordestina, 496 – São Miguel Paulista- em frente ao corpo de bombeiros
Transmissão digital no Facebook do Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont
Data: 26/01/2023, quinta-feira
Horário: 16h
Mesa 2
Tema: Intersexualidade e gênero neutro
Local: Presencial na SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Transmissão digital ao vivo no Youtube da SP Escola de Teatro
Data: 26/01/2023, quinta-feira
Horário: 18h
Conheça os palestrantes da Mesa 2:
Mayara Natale
Mulher Intersexo, tem 34 anos, mãe da Paola de 7 anos, Visagista da Beleza de Santos/SP. Ativista e Secretária da ABRAI (Associação Brasileira Intersexos), e Coordenadora Adjunta da Aliança Nacional LGBTI+ na área de Intersexo.
Pam Herrera
Pessoa trans não binária, intersexo e bissexual. Formado em Serviço Social em 2009 pela Universidade Guarulhos – UnG. Pós- graduado em Arteterapia Aplicada à Saúde e Educação pela Universidade Paulista – UNIP. Assistente social da ABRAI – Associação Brasileira de Intersexos. Membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Guarulhos.
Shay Bittencourt
Pessoa nascida em condição de intersexo, fundador e vice-presidente da ABRAI – Associação Brasileira de Intersexos e co-fundador do primeiro coletivo intersexo do Brasil.
Fabiana Ramos
Mulher intersexo e entende que precisa-se evoluir e colocar pessoas diferentes em cargos importantes, para dar mais visibilidade e quanto mais tiver pessoas fazendo isso, quanto mais pessoas trans, negros, pessoas diferentes fazendo isso vai ficando normal.
Performance Burlesque/Mágica
Show de ilusionismo com Kassandra Taylor- Queen of Ilusion no Brasil, primeira transex mágica do país
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data: 26/01/2023, quinta-feira
Horário: 20h
Conheça a artista:
Kassandra Taylor iniciou no mundo artístico aos 13 anos de idade com o nome de Mágico Kaka, o menino mágico. Sentindo uma necessidade de se expressar artisticamente, realizou diversos cursos no campo das artes, participando de grupos de teatro e música. Mas foi seu fascínio pelo Ilusionismo, que a tornou uma profissional aos 16 anos de idade. Começou apresentando-se em igrejas, escolas e teatros por todo o Brasil. Aos 24 anos iniciou suas viagens internacionais, fazendo cursos, aprimorando sua arte, e apresentando-se por toda a Europa. Ao regressar ao Brasil tornou-se membro da Diretoria da AMSP – Associação dos Mágicos de São Paulo, e continua a participar dos mais importantes congressos mágicos no Brasil e no mundo. Como única mulher trans ilusionista do mundo, Kassandra define-se em suas próprias palavras como “o mágico que virou mágica literalmente, com corpo e tudo. Fiz meu corpo minha própria ilusão. Minha ilusão maior.”