EN | ES

Programa Oportunidades realiza oficinas de teatro e de circo na Fundação Casa do Brás

Publicado em: 05/05/2023 |

Foto colorida borrada mostrando os jovens da Fundação Casa

Jovens da Fundação Casa em oficina de circo oferecida pelo Programa Oportunidades no primeiro semestre de 2023 | Foto: Comunicação/Adaap

Neste primeiro semestre de 2023, a SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, deu continuidade às oficinas oferecidas na Fundação Casa do Brás e ministradas pelos estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade.

Semanalmente são realizadas duas oficinas, uma de teatro às quartas-feiras no período vespertino e outra de circo às sextas-feiras de manhã. Em cada encontro são atendidos uma média de 15 a 20 jovens. As oficinas também estão sendo acompanhadas por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades, e Diane Boda, arte educadora e orientadora responsável pelas atividades.

“Estar em espaços como a Fundação Casa, trabalhando com arte educação, é uma tomada de decisão que nos move a pensar os propósitos do como atuamos no campo das artes e onde escolhemos estar. Nesta caminhada, topar com jovens estudantes da SP Escola de Teatro que escolheram experimentar esse caminho é animador. Estamos construindo relações muito bonitas de educação e o teatro tem aberto possibilidades pedagógicas de uma educação do brincar que passa pelos afetos e o olhar para si”, relata Diane Boda.

Os estudantes-bolsistas envolvidos na oficina de circo são: Dandara (Atuação), Diego (Humor), Evely Heloísa (Atuação) e Lucas (Direção). Já na de teatro são: Manuel (Dramaturgia), Priscila Zeferino (Atuação), César Divino (Humor), Felipe Peixoto (Direção) e Eluizio Felix (Humor).

“Trabalhar na Fundação é desafiador. Conseguir criar vínculo e acessar os jovens para construir um espaço pedagógico é um processo que estamos aprendendo no dia a dia. Como trabalhar com a educação que é um processo de liberdade segundo Paulo Freire em um contexto de privação de liberdade? É o nosso dilema. Além disso, penso que essa parceria é muito importante pra Escola e abre possibilidades também para os jovens na pós medida encararem a arte como um trabalho”, conclui João Martins.

Foto colorida borrada mostrando os jovens da Fundação Casa em oficina teatral

Jovens da Fundação Casa em oficina de teatro oferecida pelo Programa Oportunidades no primeiro semestre de 2023 | Foto: Comunicação/Adaap

Programa Oportunidades

Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade/sociedade, aproximando os estudantes de sua função de artistas/cidadãos. O departamento colabora ainda com outras organizações, uma tentativa de diluir fronteiras entre a arte e o contexto da vida cotidiana.

A principal ação do Programa é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. O programa também promove ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para egressos e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

+ Manuel Victor, estudante da SP Escola de Teatro, conta como foram as oficinas de Hip Hop oferecidas na Fundação Casa do Brás; confira a entrevista!

Confira a galeria de fotos das oficinas: 

Foto colorida borrada mostrando os jovens da Fundação Casa sentados em círculo

Foto colorida borrada mostrando os jovens da Fundação Casa em atividade de escrita

Foto colorida borrada mostrando os jovens da Fundação Casa em oficina teatral

Foto colorida borrada mostrando os jovens da Fundação Casa em oficina teatral

Foto colorida borrada mostrando os jovens da Fundação Casa em oficina teatral

Foto colorida borrada mostrando os jovens da Fundação Casa

+ Processo Seletivo 2023/2º semestre: inscrições prorrogadas até 8 de maio




Relacionadas:

Notícias | 18/ 06/ 2024

Confira como foram as apresentações do segundo dia do Cena Única na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 06/ 2024

Dra. Isildinha Baptista Nogueira recebe estudantes no Escuta SP

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 06/ 2024

“Subterrânea: uma fábula grotesca”, de Juliana Birchal, reflete sobre as funções da mulher em uma sociedade conservadora

SAIBA MAIS