Programa Oportunidades realiza encerramento das oficinas no Centro de Acolhida Especial para Idosos do Brás

Publicado em: 29/06/2023 | por: Beatriz Ennes

Fotografia colorida dos estudantes da SP Escola de Teatro na atividade de contrapartida no Centro de Acolhida Especial para Idosos do Brás

Encerramento das atividades de contrapartida realizadas no primeiro semestre de 2023 no Centro de Acolhida Especial para Idosos do Brás | Foto: Divulgação

Na última terça-feira, 27, foram finalizadas as atividades de contrapartida no Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos do Brás. A iniciativa foi realizada pelos estudantes-bolsistas da SP Escola de Teatro: Tarcísio Gabriel (Direção), Suelen Aparecida (Atuação) e Thais Neres (Humor), por meio do Programa Oportunidades.

Como encerramento das oficinas, todas realizadas na casa de idosos, foi feito um sarau junino. Desde o ano passado, a parceria da Escola com o CAE proporcionou encontros de práticas narrativas, histórias de vida e rodas de conversa com os idosos em vulnerabilidade social.

O CAE é gerido pela OSC (Organização da Sociedade Civil) ABECAL (Associação Beneficente Caminho da Luz), a qual é uma entidade beneficente que surgiu com o objetivo de oferecer a possibilidade de um futuro melhor para pessoas que vivem nas ruas, promovendo a inclusão social, cultural e econômica de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, capacitando-os e tornando-os agentes do seu desenvolvimento e de sua cidadania.

“A parceria com a Casa de Idosos tem sido muito importante para nós. O bairro do Brás, embora não pareça, possui um grande número de residentes idosos, assim como a Mooca. Trabalhar com os idosos desse abrigo através da arte e cultura, em particular, das oficinas de jogos teatrais, tem aproximado a Escola do território e essa população da Escola. Além do aprendizado de arte educação para os nossos estudantes bolsistas”, conta João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades.

O Programa Oportunidades é responsável por estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada a estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso desta ação, foram realizadas por meio de uma busca de elementos de transformação social.

+ Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) apresenta “Fala das Profundezas” em julho, com ingressos gratuitos

Confira a galeria de fotos:

Notícias | 02/ 05/ 2024

Pelas Águas, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP