Programa Oportunidades cria parceria com o Arsenal da Esperança para atender homens em situação de rua

Publicado em: 28/10/2022 |

Foto: Divulgação

O Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro firmou uma parceria com o Arsenal da Esperança para oferecer aos acolhidos da casa oficinas de jogos teatrais.

Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, que é destinada a estudantes matriculados no Curso Técnico em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso desta ação, serão realizadas por meio de uma busca de elementos de transformação social.

Para essa nova parceria, os estudantes responsáveis são Jucenil e Jéssica, que são do curso técnico de Direção. Os encontros são quinzenais, mas à medida que a parceria for se fortalecendo, a ideia também é realizar ações de escuta.

O Arsenal da Esperança é uma casa de acolhimento, fundada em 1996, localizada nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes no bairro da Mooca, próxima à sede Brás da SP, por iniciativa de Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

Isildinha Baptista Nogueira, conselheira da Adaap, é uma das finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Ciências

Há 26 anos, abre diariamente sua porta para 1.200 homens que se encontram em dificuldades, o assim chamado “povo em situação de rua”, jovens e adultos que sofrem pela falta de trabalho, moradia, alimentação, saúde e família. Ao ingressarem nesse lugar limpo e acolhedor, os acolhidos podem encontrar os seus direitos, deveres e sobretudo, a possibilidade de fazer o bem e de procurar o sentido da vida.

Dentro desse contexto, a oficina do Programa Oportunidades é mais um incentivo para esses homens poderem reencontrar novos caminhos, possibilitando um novo aprendizado com os jogos teatrais, além da ação da escuta ser uma importante iniciativa que se torna o próprio acolhimento.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões