Produção a todo vapor

Publicado em: 13/04/2010 |

Ao abrir a porta do Ateliê da SP Escola de Teatro, na manhã de terça-feira, do dia 13 de abril, um novo mundo foi revelado. Lá dentro, os aprendizes do curso de Técnicas de Palco confeccionavam máscaras, luminárias, chapéus, espadas, tamancos, entre outros elementos cênicos de papelão. O exercício é referente à aula de Adereços Cênicos: Execução, Manutenção e Restauro.

“O que os aprendizes estão construindo foi realizado em cima de investigações históricas. Ter referências, como época, contexto cultural e religioso de um povo que utiliza ou utilizava determinado adereço, é fundamental para poder reproduzi-lo. Todos os objetos foram realizados a partir dessa pesquisa”, explica a formadora do curso de Técnicas de Palco, Viviane Ramos.

Muitos não acreditavam que no início de todo o processo poderiam criar objetos tão originais. “Não sabia que eu sabia tanto e que tinha tantas habilidades manuais”, confessa o aprendiz Rogério Costa.

Os materiais produzidos pelos aprendizes serão expostos no Território Cultural no sábado, dia 17 de abril. “Será uma ótima oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho para os alunos dos outros cursos”, conclui Kátia Augusto.
Texto e Fotos: Lucas Arantes
 | SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco | 13/04/2010